Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Futuro da Internet será discutido no Brasil em Setembro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/08/2009


Redes IP do futuro

Pesquisadores nacionais e internacionais estarão reunidos em Campinas, no interior de São Paulo, entre os dias 23 e 24 de setembro, para apresentar e discutir as diversas visões das redes IP do futuro.

O debate acontecerá durante um workshop internacional que será realizado no CPqD e organizado em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Fotônica para Comunicações Ópticas (Fotonicom), órgão sediado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Tendências tecnológicas da Internet

Palestrantes da França, Japão e Estados Unidos, além dos brasileiros, deverão discutir as tendências tecnológicas da Internet para os próximos dez anos. Com esse objetivo, serão apresentadas no workshop várias iniciativas de pesquisa e desenvolvimento destinadas à criação de novas arquiteturas para a Internet do futuro.

"O debate terá em vista os diversos cenários possíveis de uso da rede, que incluem mobilidade plena, redes ad hoc e novos paradigmas com foco no conteúdo e no usuário", explica Tania Regina Tronco, pesquisadora do CPqD.

Negócios e interações sociais

Hoje com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, a Internet tornou-se uma infraestrutura crítica para o desenvolvimento de negócios e para as interações sociais. "O enorme crescimento da rede tem feito surgir desafios cada vez maiores", pondera Tania. "Isso resulta em uma rede difícil de monitorar, compreender e gerenciar".

O evento deverá reunir pesquisadores, engenheiros e gerentes de tecnologia da informação tanto de instituições de pesquisas como de agências de fomento. A participação no workshop é gratuita, mas requer inscrição prévia no site do CPqD (www.cpqd.com.br/futurodainternet). As vagas são limitadas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transmissão de Dados
  • Computadores
  • Fotônica
  • Supercomputadores

Mais tópicos