Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Geladeira a energia solar não usa componentes elétricos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/10/2021

Geladeira alimentada a energia solar dispensa qualquer componente elétrico
O refrigerador solar é tecnicamente simples e pode ser usado em qualquer lugar onde o Sol brilhe com boa intensidade.
[Imagem: Wenbin Wang et al. - 10.1039/d1ee01688a]

Refrigerador solar

Pesquisadores da Arábia Saudita deram um upgrade em sua tecnologia de energia termossolar, que já havia se mostrado capaz de dessalinizar água do mar ou então produzir água limpa com quase 100% de eficiência.

Eles agora usaram a técnica de energia solar passiva para construir um sistema de resfriamento, uma geladeira solar, que pode fornecer refrigeração de alimentos a um custo muito baixo, além de resfriamento de ambientes residenciais também em locais sem acesso à rede elétrica.

O sistema, que não possui componentes elétricos, explora o efeito de resfriamento que ocorre quando determinados sais são dissolvidos na água. Após cada ciclo de resfriamento, o sistema utiliza a energia solar para evaporar a água e regenerar o sal, pronto para ser reaproveitado.

Comparando uma gama de sais, o nitrato de amônia (NH4NO3) provou ser o mais eficiente, com um poder de resfriamento mais de quatro vezes maior do que seu concorrente mais próximo, o cloreto de amônia (NH4Cl). O excepcional poder de resfriamento do sal de nitrato de amônia pode ser atribuído à sua alta solubilidade.

"A solubilidade do NH4NO3 atingiu 208 gramas por 100 gramas de água, enquanto os outros sais estavam geralmente abaixo de 100 gramas. A outra vantagem desse sal é que ele é muito barato e já muito utilizado como fertilizante," contou Wenbin Wang, da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah.

Geladeira alimentada a energia solar dispensa qualquer componente elétrico
Conceito de utilização da refrigeração solar, que pode ser usada como geladeira ou como ar-condicionado.
[Imagem: Wenbin Wang/KAUST]

Armazenamento de energia solar

Quando o sal foi gradualmente dissolvido em água em um recipiente metálico colocado dentro de uma caixa de espuma de poliestireno, a temperatura do recipiente caiu da temperatura ambiente para cerca de 3,6 graus Celsius, permanecendo abaixo de 15 graus Celsius por mais de 15 horas.

Assim que a solução salina atingiu a temperatura ambiente, a equipe usou seu regenerador solar construído anteriormente para evaporar a água. Conforme a água evaporou, cristais de NH4NO3 cresceram na parede externa do recipiente. "O sal cristalizado pode ser coletado automaticamente já que o sal cai devido à gravidade," disse Wenbin.

Depois de coletado, o sal representa efetivamente uma forma armazenada de energia solar, pronta para ser reutilizada para resfriamento novamente quando necessário.

Bibliografia:

Artigo: Conversion and storage of solar energy for cooling
Autores: Wenbin Wang, Yusuf Shi, Chenlin Zhang, Renyuan Li, Mengchun Wu, Sifei Zhuo, Sara Aleida, Peng Wang
Revista: Energy & Environmental Science
DOI: 10.1039/d1ee01688a
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Refrigeração
  • Energia Solar
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Energia Eólica

Mais tópicos