Plantão

Governo prepara ações para popularizar ciência

Com informações do MCTI - 28/01/2016

Popularização da ciência

O governo está elaborando um programa para popularizar a ciência no Brasil, anunciou o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera.

A intenção é criar espaços onde os estudantes possam ter contato com o universo e os fenômenos científicos.

"[Queremos] colocar centros de popularização de criação de ciência para estudantes do Ensino Básico, nas cidades médias do País, ao longo dos próximos anos para que as pessoas tenham a dimensão da importância da ciência, da tecnologia e da inovação no cotidiano do brasileiro", afirmou Pansera.

O ministro citou como referência o Museu do Amanhã, inaugurado em dezembro no ano passado, no Rio de Janeiro, que abriga mostras e exposições de temas relacionadas às ciências e tem atividades que permitem a interatividade do público. O ministro informou que se reuniu com a equipe do museu para tratar da possibilidade de compartilhar o conteúdo. O projeto deve envolver também outros ministérios.

Bom momento

O ministro ressaltou que despertar o interesse dos estudantes para as ciências vai contribuir para a formação de professores e para a melhoria da educação no País.

"É um bom momento para lançar um programa de popularização da ciência, aproximando biologia, química, matemática e física da juventude, criando prazer nos jovens e nas crianças com o conhecimento", afirmou Pansera.

Segundo ele, o projeto deverá estar pronto em fevereiro, devendo ser divulgado em março.