Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Helicóptero some da câmera em Marte, mas volta para pousar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/04/2021

Pode continuar assistindo que ele vai voltar.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Indo e voltando

O helicóptero Ingenuity (Engenhosidade) fez seu terceiro voo em Marte, pela primeira vez indo longe o suficiente para sair do campo de visão da câmera do robô Perseverance (Perseverança).

O "desaparecimento" do pequeno helicóptero era planejado, já que o plano incluía voar a 50 metros do seu ponto de decolagem e a câmera do rover não tem movimento automático que pudesse segui-lo em tempo real.

O Ingenuity subiu a 5 metros, a mesma altitude do segundo voo, e então deslocou-se lateralmente por 50 metros, alcançando uma velocidade máxima de 7,2 km/h (2 metros por segundo).

Ele então pára no ar e retorna ao ponto de origem, descendo novamente para pousar no mesmo local.

O voo completo durou 80 segundos, mas o filme ainda está sendo baixado, o que permitirá aos engenheiros analisarem imagens quadro a quadro do deslocamento do helicóptero, o que traz informações de engenharia importantes para a análise de seu desempenho.

"Com este voo, estamos demonstrando capacidades críticas que permitirão a adição de uma dimensão aérea para futuras missões a Marte," relembrou Dave Lavery, da NASA.

Helicóptero some da câmera em Marte, mas volta para pousar
Esta imagem colorida foi capturada pelo Ingenuity durante seu segundo voo, quando ele estava a 5,2 metros de altitude. Dá para ver os rastros do Perseverance e a sombra do próprio helicóptero.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Otimização dos algoritmos

A agência espacial também liberou as primeiras fotos feitas pela câmera colorida do Ingenuity. Elas foram feitas durante seu segundo voo, realizado três dias antes.

A câmera de navegação do helicóptero - que só faz imagens em preto e branco - rastreia as características da superfície abaixo, e este terceiro voo colocou em teste o processamento dessas imagens.

O computador de voo do Ingenuity, que voa autonomamente com base em instruções enviadas horas antes, utiliza os mesmos recursos computacionais que as câmeras. Em distâncias maiores, mais imagens são tiradas, mas, se o Ingenuity voar muito rápido, o algoritmo de voo não consegue rastrear as características da superfície.

Os voos estão sendo importantes para aprimorar esses algoritmos de análise das imagens, uma vez que as imagens capturadas durante os testes em laboratório aqui na Terra não têm poeira ou alterações de iluminação e brilho, por exemplo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Espaciais
  • Marte
  • Exploração Espacial
  • Aviões

Mais tópicos