Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Ilusão com ultrassom torna reais botões em tela sensível ao toque

Com informações da New Scientist - 13/02/2023

Ilusão com ultrassom faz botões em tela sensível ao toque parecerem reais
A técnica consiste em imitar o atrito que a pele do dedo sente ao apertar um botão.
[Imagem: Jocelyn Monnoyer et al. - 10.1098/rsif.2022.0718]

Botões virtuais que parecem botões reais

Uma técnica háptica baseada em ultrassons permite fazer com que você sinta a sensação de estar apertando um botão físico ao tocar em uma tela sensível ao toque.

Quando você pressiona um botão com o dedo, a pele é esticada pela fricção e, quando o botão é solto, a fricção diminui e a pele relaxa. Como a superfície das telas é lisa e homogênea, pesquisadores holandeses tiveram a ideia de usar ultrassons para criar uma ilusão que transmita à pele a mesma sensação.

Jocelyn Monnoyer e seus colegas da Universidade Delft de Tecnologia criaram uma placa de vidro que pode mudar rapidamente de textura superficial, gerando uma ilusão de atrito. Essa texturização é induzida por um atuador que libera ondas de ultrassom, que fazem a placa vibrar.

Para testar o conceito, a equipe colocou uma câmera embaixo da placa de vidro para observar o que acontecia quando as pessoas pressionavam a tecla virtual. Em seguida, eles repetiram os experimentos ligando o atuador de ultrassom.

"Ao observar as imagens, percebemos que há estresse [na forma de] energia elástica, que é armazenada na pele quando você pressiona um objeto, e somos capazes de liberar essa energia," explicou o professor Michael Wiertlewski. "Essa liberação dá a sensação de que o objeto está realmente se movendo."

Ilusão com ultrassom faz botões em tela sensível ao toque parecerem reais
Essa "concretização do virtual" ainda precisará ser avaliada por um número maior de pessoas.
[Imagem: Jocelyn Monnoyer et al. - 10.1098/rsif.2022.0718]

Dedo que levita

O ultrassom imita a sensação de apertar e soltar um botão ao fazer o dedo "levitar" brevemente, reduzindo seu atrito contra o vidro e fazendo com que a pele relaxe.

A equipe testou o efeito em 12 voluntários e constatou que, quando o atrito diminuía devido a uma onda ultrassônica com comprimento de onda de 2 micrômetros ou mais, 75% das vezes que os voluntários apertaram a tecla virtual foram interpretadas por eles como estando pressionado um botão real.

A vibração ultrassônica funciona usando uma tela de vidro fina, que pode ser adicionada como outra camada sobre uma tela sensível ao toque, mas antes será necessário testar o dispositivo em um número maior de pessoas - a equipe já constatou que o efeito parece ser menos perceptível para pessoas com pele muito dura no dedo, como aconteceu com alguns voluntários que tocam violão.

Também será necessário avaliar o tamanho do dispositivo final e seu consumo de energia, para verificar se a técnica de imitar botões reais vale a pena em aparelhos móveis.

Bibliografia:

Artigo: Rapid change of friction causes the illusion of touching a receding surface
Autores: Jocelyn Monnoyer, Laurence Willemet, Michael Wiertlewski
Revista: Royal Society Interface
Vol.: 20Issue 199
DOI: 10.1098/rsif.2022.0718
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Telas e Monitores
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Biomecatrônica

Mais tópicos