Espaço

Impactos de asteroides na Terra não são tão aleatórios

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/12/2014

Impactos de asteroides na Terra não são aleatórios
Os asteroides provavelmente se formaram nos mesmos eventos passados e continuam viajando próximos uns dos outros.
[Imagem: Fuente Marcos/Fuente Marcos - 10.1093/mnrasl/slu144]

Aleatoriedade espacial e aleatoriedade temporal

A NASA apresentou há poucos dias um mapa dos impactos de asteroides na Terra que revela que os meteoros espalham-se de forma tipicamente aleatória ao redor de todo o globo - espacialmente falando.

Mas essa análise ligeira deixa de lado uma dimensão crucial: o tempo.

Acontece que, quando as ocorrências são analisadas temporalmente, os impactos estão longe de serem aleatórios.

Carlos e Raul de la Fuente, da Universidade Complutense de Madri, na Espanha, descobriram que os impactos de asteroides contra a Terra concentram-se em determinados dias.

Nos eventos estudados, a dupla identificou 18 ocorrendo aos pares, no máximo um dia depois do outro. Há menos de 2% de probabilidade de que nove pares ocorram em uma amostra verdadeiramente aleatória.

Outros 16 pares (32 meteoros) ocorreram em janelas de três dias ou menos, o que teria uma chance de apenas 2,2% de ocorrer em uma amostra aleatória.

Os astrônomos defendem que é um número de coincidências elevado demais para se dever meramente ao acaso.

Ameaças à Terra

Mas a explicação mais provável para isso não tem nada de cabalístico.

Os eventos associados podem indicar que os asteroides não viajam sozinhos, e a Terra é frequentemente atingida por grupos deles, que provavelmente se formaram nos mesmos eventos passados e continuam viajando próximos uns dos outros.

Segundo a dupla, essa informação é importante para a identificação de possíveis ameaças à Terra, e o conselho parece ser: encontrou um asteroide, procure por outros nas proximidades.

Artigo: Recent multi-kiloton impact events: are they truly random?
Autores: C. de la Fuente Marcos, R. de la Fuente Marcos