Plantão

Japão terá maior sistema de armazenamento de energia solar do mundo

As empresas japonesas Mitsubishi Electric e NGK Insulators construirão em Fukuoka (no Sul do Japão) o maior sistema de armazenamento de energia solar do mundo, com capacidade de 50 megawatts.

O projeto, encomendado pela companhia elétrica japonesa Kyushu Electric Power e que conta com financiamento estatal - o custo do projeto é estimado em US$257 milhões.

A planta terá em uma rede de baterias, que ocupará extensão de 14 mil metros quadrados na localidade de Buzen e será capaz de fornecer eletricidade a 30 mil habitações.

O sistema permitirá armazenar o excesso de energia produzido por usinas de energia solar e oferecer um abastecimento estável, mesmo de noite ou quando baixa a produção devido a condições meteorológicas.

Uma vez construído, durante este ano, será o maior sistema de armazenamento do tipo em todo o mundo - há instalações semelhantes em outros países asiáticos e na Itália, mas de menor capacidade.

O Japão tem como meta aumentar a produção de energias renováveis, de 22% a 24% do total, até 2030, praticamente duplicando o nível atual.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas