Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

LED fino como papel emite luz saudável como a do Sol

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/10/2025

LED fino como papel emite luz saudável como a do Sol
Estrutura e protótipo do LED de pontos quânticos que emite luz saudável.
[Imagem: Fanghai Liu et al. - 10.1021/acsami.5c10632]

Luz amigável aos olhos

Os LEDs e OLEDs são tão bons que desbancaram virtualmente todas as outras técnicas de iluminação. Mas eles não são tão finos e não emitem uma luz tão boa quanto gostariam Fanghai Liu e seus colegas da Universidade de Tecnologia de Heifei, na China.

Para preencher essa lacuna, a equipe criou um LED fino como papel, e que ainda emite um brilho quente, semelhante à da luz do Sol, que é mais agradável aos olhos e não apresenta influência sobre o sono e o ritmo circadiano dos humanos.

Com essas vantagens, a expectativa da equipe é que seus LEDs ultrafinos equipem a próxima geração de telas de celulares e computadores, além de fontes de iluminação doméstica.

A base de tudo são pontos quânticos vermelhos, amarelo-esverdeados e azuis, que a equipe envolveu em camadas de zinco-enxofre, cuidando para encontrar a proporção das três cores que produzia um espectro de emissão mais próximo da luz solar. Os pontos quânticos foram então usados para fabricar um QLED (LED de ponto quântico) sobre um substrato de vidro. Uma camada de alumínio ou prata completa a receita.

A camada de pontos quânticos tem apenas algumas dezenas de nanômetros de espessura, significativamente mais fina do que as camadas convencionais, baseadas na conversão de cores, dando ao QLED branco final uma espessura semelhante à de um papel de parede.

Está melhorando

A luz emitida pelo QLED apresentou maior intensidade nos comprimentos de onda vermelhos e menor intensidade nos comprimentos de onda azuis, o que é melhor para o sono e a saúde ocular, de acordo com os pesquisadores. Os objetos iluminados apresentam colorações muito próximas às suas cores reais, com pontuação superior a 92% no índice de reprodução de cores.

O QLED fino apresentou melhor desempenho com uma fonte de alimentação de 11,5 volts, emitindo a luz branca quente mais brilhante nessa tensão operacional, mas isso ainda é muito para aplicações comerciais.

Mas a equipe já está trabalhando nisso: Eles fabricaram 26 QLEDs brancos usando os mesmos pontos quânticos, mas com diferentes materiais eletricamente condutores para otimizar a tensão operacional. Essas variações iniciais já permitiram descer a tensão operacional para 8 V, com cerca de 80% excedendo o brilho necessário para monitores de computador.

Bibliografia:

Artigo: Sunlike Full-Spectrum Electroluminescent White Light-Emitting Diodes Based on Cu(In,Ga)S2 Quantum Dots Coated with Multiple ZnS Shells
Autores: Fanghai Liu, Hui Jiang, Zhanchuang Lu, Yanpeng Gao, Jiafa Li, Lin Zhou, Syed Aamir Hussain, Ping Chen, Xianghua Wang, Lei Chen
Revista: ACS Applied Materials & Interfaces
DOI: 10.1021/acsami.5c10632
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • LEDs
  • Iluminação
  • Fotônica
  • Telas e Monitores

Mais tópicos