Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

LHC pode ter encontrado super-partícula inesperada

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/12/2015

LHC pode ter encontrado super-bóson inesperado
Pares de fótons (verdes) sugerem a existência de um super bóson, seis vezes mais pesado que o bóson de Higgs.
[Imagem: CMS/CERN]

Superbóson

Parece que a nova fase turbinada do LHC não será de decepção total nesse primeiro ano.

Ainda não é uma descoberta de pleno direito, com seus cinco sigmas, mas os indícios são fortes de que há um novo bóson além do de Higgs - muito além.

Segundo reportagem publicada pela revista Nature, "pares de fótons produzidos nas colisões do LHC sugerem a existência de um bóson com uma massa de 750 gigaeletronvolts" (GeV).

O bóson de Higgs detectado pelo LHC em 2012 - que muitos físicos ainda afirmam ser "um", mas não necessariamente, "o" bóson de Higgs - tem energia entre 125 e 127 GeV.

Os indícios da nova partícula foram capturados pelos detectores CMS e ATLAS na forma de um decaimento em dois fótons de mesma massa. Os dados indicam que provavelmente se trata de um bóson, mas não necessariamente igual ao de Higgs - a partícula que dá massa a todas as outras.

Empalidecer

Se os dados se confirmarem, o que exigirá mais colisões ao longo do ano de 2016, a nova partícula seria quatro vezes mais massiva do que a partícula mais pesada conhecida até agora, o quark top, e seis vezes mais massiva do que aquela considerada como bóson de Higgs.

Segundo os físicos, se uma partícula tão pesada se confirmar, ela vai "empalidecer" a importância da descoberta do bóson de Higgs, abrindo um capítulo inteiramente novo e inesperado no campo da física de partículas.

Supersimetria

Por outro lado, até agora não surgiu nenhum sinal de outra partícula muito esperada pelos físicos.

A partícula hipotética é conhecida como gluíno, que daria sustentação a uma teoria conhecida como supersimetria, uma teoria que prevê que, para cada férmion (como quarks, elétrons e neutrinos), há um bóson correspondente, como o de Higgs.

A continuar desse jeito, dizem os físicos, a teoria da supersimetria terá que ser abandonada por falta de comprovação experimental.

Bibliografia:

Artigo: LHC sees hint of boson heavier than Higgs
Autores: Davide Castelvecchi
DOI: 10.1038/nature.2015.19036
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Spintrônica
  • Magnetismo
  • Fotônica

Mais tópicos