Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Livro sobre casa sustentável pode ser baixado gratuitamente

Agência FAPESP - 07/02/2008


Habitações de baixo custo

O Programa de Tecnologia de Habitação (Programa Habitare) disponibilizou para download gratuito o livro Habitações de baixo custo mais sustentáveis: a Casa Alvorada e o Centro Experimental de Tecnologias Habitacionais Sustentáveis.

A obra reúne o histórico e os princípios norteadores dos estudos sobre construções e projetos mais sustentáveis desenvolvidos por integrantes do Núcleo Orientado para a Inovação na Edificação (Norie), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Casas sustentáveis

O livro, 15ª publicação do Habitare, trata de duas experiências que geraram uma série de artigos científicos e dissertações: o Projeto Casa Alvorada e o Projeto CETHS e o Centro Experimental de Tecnologias Habitacionais Sustentáveis.

A edição traz também informações sobre o projeto Gestão Ambiental das Indústrias Oleiras e de Cerâmica Vermelha do Rio Grande do Sul, desenvolvido em 2000, em parceria com o Sindicato das Olarias e Indústrias Cerâmicas do Rio Grande do Sul.

Eficiência energética residencial

Além de apresentar princípios gerais e diretrizes da sustentabilidade, a publicação descreve detalhadamente estratégias específicas adotadas na busca de conforto ambiental e eficiência energética, aproveitamento e reúso de recursos naturais, gestão da água da chuva e de águas residuais, paisagismo sustentável, escolha de materiais e sistemas construtivos, entre inúmeros outros aspectos priorizados pela construção sustentável.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Construção Civil
  • Edifícios Inteligentes

Mais tópicos