Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Material armazena calor das paredes para economizar ar-condicionado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/03/2022

Material armazena calor das paredes para economizar ar-condicionado
O novo material deverá ser embutido em painéis nas paredes.
[Imagem: Uni Halle / Marian Sorge]

Material que armazena calor

Um novo material de armazenamento de calor pode ajudar a melhorar significativamente a eficiência energética dos edifícios, guardando o calor excedente durante o dia e liberando-o de volta mais tarde, quando necessário, ou à noite, de forma dosada.

Ao contrário dos materiais existentes, este pode absorver muito mais calor, é mais estável e é feito de substâncias inofensivas ao ambiente e às pessoas.

Ele pertence a uma classe já conhecida, os materiais de mudança de fase, só que ele recebe um passo adicional que estabiliza sua forma ao longo de múltiplos ciclos, sem exigir um encapsulamento. Isso significa que o material pode absorver grandes quantidades de calor mudando seu estado físico de sólido para líquido, e depois liberando o calor armazenado ao endurecer novamente.

"Muitas pessoas estão familiarizadas com este princípio nos aquecedores de mão," explica o professor Thomas Hahn, da Universidade Halle-Wittenberg, na Alemanha, referindo-se a pequenos saquinhos vendidos nos países mais frios, que esquentam quando você os esfrega.

Absorvendo o calor das paredes

Os painéis feitos com este novo material, contudo, não irão derreter quando absorverem calor. "Em nossa invenção, o material de armazenamento de calor é encerrado em uma estrutura sólida de silicato, e não consegue escapar devido às altas forças capilares," explicou Hahn.

Outro fator importante é que as substâncias utilizadas na fabricação do material são ecologicamente corretas: São os mesmos ácidos graxos encontrados em sabonetes e cremes. Mesmo os aditivos que conferem ao material sua resistência e maior condutividade térmica podem ser obtidos a partir de casca de arroz, garante Hahn.

Assim, o novo material poderá ser utilizado pela indústria da construção civil na forma de grandes painéis autoportantes, que poderão ser integrados às paredes. Os painéis então absorverão o calor durante as horas ensolaradas do dia, funcionando como uma espécie de bateria térmica, e o liberarão mais tarde, quando a temperatura diminuir.

Isso pode economizar muita energia: Os pesquisadores calcularam que, quando o novo material aquece, ele pode armazenar até 24 vezes mais calor do que o concreto ou as placas de gesso, diminuindo muito o gasto com ar-condicionado.

Bibliografia:

Artigo: Influence of surfactants and organic polymers on monolithic shape-stabilized phase change materials synthesized via sol-gel route
Autores: Felix Marske, Joe Dasler, Caroline Haupt, Kirsten Bacia, Thomas Hahn, Dirk Enke
Revista: Journal of Energy Storage
DOI: 10.1016/j.est.2022.104127
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Refrigeração
  • Edifícios Inteligentes
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Desenvolvimento Sustentável

Mais tópicos