Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Material fotocrômico abre caminho para tecnologias futurísticas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/05/2009

Material fotocrômico abre caminho para tecnologias futurísticas
Material fotocrômico, que permitirá a realização de tecnologias futurísticas, e de óculos melhores.
[Imagem: ACS]

Pesquisadores japoneses desenvolveram um material fotocrômico - capaz de mudar de cor sob ação da luz - que é milhares de vezes mais rápido do que os materiais convencionais desse tipo, muito utilizados hoje em lentes para óculos que escurecem quando expostas à luz do Sol.

O novo material, com sua velocidade de mudança de cor, abre o caminho para uma série de novas tecnologias e produtos, além de óculos que protegem melhor os olhos. Essas novas tecnologias incluem hologramas dinâmicos, computadores com maior capacidade de armazenamento e até medicamentos mais eficazes.

Materiais fotocrômicos

Há anos, os pesquisadores tentam utilizar os materiais fotocrômicos para o armazenamento holográfico de dados em computadores e como "chaves moleculares", capazes de liberar medicamentos de forma coordenada e controlada no interior do corpo humano.

Contudo, os materiais fotocrômicos atuais são muito lentos - os mais avançados levam "longos" décimos de segundo para mudar de cor, além de serem muito instáveis, o que impede que eles passem dos experimentos de laboratório para as aplicações mais avançadas em situações reais.

Mudança de cor instantânea

Agora, a equipe do professor Jiro Abe desenvolveu um material que apresenta coloração instantânea quando exposto à luz ultravioleta. Quando a luz é desligada, sua cor volta ao normal em cerca de 0,1 milissegundo, o que é milhares de vezes mais rápido do que os melhores materiais fotocrômicos hoje disponíveis.

O novo material muda de cor instantaneamente, passando de incolor para azul tanto em estado sólido quanto em solução. Os testes mostraram que ele é altamente estável química e fisicamente, com uma durabilidade que o torna adequado para aplicações reais.

Dados em cubos holográficos

Os pesquisadores terminam seu artigo falando em "tecnologias futurísticas com velocidades de chaveamento sem precedentes". Mas o armazenamento de dados holográficos não é mais tão futurístico (veja GE apresenta tecnologia que torna possível disco de 500-gigabytes).

Os materiais fotocrômicos podem ser construídos em diversas camadas, cada uma delas recebendo a gravação de dados, cuja forma de armazenamento não dependerá mais dos tradicionais discos, podendo ser feitos em cubos (veja Tecnologia de armazenamento óptico 3-D poderá substituir discos por cubos e Holografia).

Bibliografia:

Artigo: A Fast Photochromic Molecule That Colors Only under UV Light
Autores: Kishimoto et al.
Revista: Journal of the American Chemical Society
Data: May 2009
Vol.: 131 (12): 4227
DOI: 10.1021/ja810032t
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Raios Laser
  • Fotônica
  • Holografia

Mais tópicos