Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Melhor guarda-sol do mundo é testado com sucesso

Com informações da ESA - 09/10/2014

Melhor guarda-sol do mundo é testado com sucesso

[Imagem: NASA/Chris Gunn]

Guarda-sol de telescópio

Que tal um fator de proteção solar de 1 milhão?

Isto é o que oferece o guarda-sol do telescópio espacial James Webb.

Sua tarefa é isolar os raios diretos do Sol - que podem chegar a centenas de graus no espaço - dos equipamentos do telescópio, que devem ser mantidos a -233º C.

A imagem mostra o momento em que o escudo foi testado com sucesso em uma sala limpa nas instalações da empresa Northrop Grumman, nos Estados Unidos - o James Webb, considerado o sucessor do Hubble, é uma parceria da NASA, ESA e Agência Espacial Canadense.

Este escudo corresponde à parte maior do telescópio e garante uma intensa proteção térmica, deixando passar menos da milionésima parte do calor que chega do Sol.

O gigantesco guarda-sol tem o tamanho de uma quadra de tênis, mas é incrivelmente leve. Ele é composto por cinco membranas super finas, que irão se desenrolar quando o telescópio estiver no espaço.

Durante o lançamento, o escudo será dobrado para que caiba perfeitamente em volta dos espelhos do telescópio e de outros instrumentos dentro do foguete.

Graças ao escudo, as temperaturas baixas necessárias para os equipamentos de observação em infravermelho serão atingidas sem ser preciso recorrer a um sistema de arrefecimento ativo.

Apenas o instrumento MIRI (Mid-Infrared Instrument) precisará de um sistema de refrigeração extra, para permanecer a -266º C.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telescópios
  • Monitoramento Ambiental
  • Universo e Cosmologia
  • Refrigeração

Mais tópicos