Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Talvez você não veja o menor robô do mundo controlado remotamente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/05/2022

Talvez você não veja o menor robô do mundo controlado remotamente
Menor que uma pulga, um único robô-caranguejo fazendo pose na borda de uma moeda.
[Imagem: Northwestern University]

Microrrobô

Este é o menor robô já construído que não apenas anda, mas que também pode ser dirigido por controle remoto.

Com apenas meio milímetro de largura, os minúsculos robôs, inspirados em caranguejos, podem dobrar, torcer, rastejar, andar, girar e até pular.

A equipe usou a mesma plataforma para desenvolver também robôs de tamanho milimétrico semelhantes a minhocas, grilos e besouros.

Embora a pesquisa nessa área seja exploratória, Mengdi Han e seus colegas da Universidade Northwestern, nos EUA, acreditam que a plataforma tecnológica que eles desenvolveram possa deixar os microrrobôs mais próximos de desempenhar tarefas práticas dentro de espaços confinados.

"Você pode imaginar microrrobôs como agentes para reparar ou montar pequenas estruturas ou máquinas na indústria ou como assistentes cirúrgicos para limpar artérias entupidas, parar hemorragias internas ou eliminar tumores cancerígenos - tudo em procedimentos minimamente invasivos," disse o professor John Rogers, coordenador da equipe.

"Nossa tecnologia permite uma variedade de modalidades de movimento controlado e [cada robô] pode andar com uma velocidade média de metade do comprimento do corpo por segundo," disse Yonggang Huang, idealizador dos robôs caranguejos. "Isso é muito desafiador para conseguir em escalas tão pequenas para robôs terrestres."

Talvez você não veja o menor robô do mundo controlado remotamente
O robô usa uma espécie de músculo artificial para se mover.
[Imagem: Northwestern University]

Robô que anda sem motores

Menor do que uma pulga, o robô caranguejo não é alimentado por hardware complexo, hidráulica ou eletricidade. Em vez disso, ele tira proveito da elasticidade de seu corpo, feito com uma liga com memória de forma que se transforma em sua forma "lembrada" quando aquecido.

O calor é disparado por um feixe de laser focalizado com precisão, aquecendo rapidamente o robô em diferentes locais específicos do corpo. Desligado o laser, uma fina camada de vidro devolve elasticamente a parte correspondente da estrutura à sua forma deformada.

"Como essas estruturas são muito pequenas, a taxa de resfriamento é muito rápida," explicou o professor Rogers. "Na verdade, reduzir o tamanho desses robôs permite que eles funcionem mais rápido."

A mudança de uma fase para outra - deformado para a forma lembrada e vice-versa - cria locomoção. O laser não apenas controla remotamente o robô para ativá-lo, mas a direção da varredura a laser também determina a direção de caminhada do robô: O aquecimento da esquerda para a direita, por exemplo, faz com que o robô se mova da direita para a esquerda.

Bibliografia:

Artigo: Submillimeter-scale multimaterial terrestrial robots
Autores: Mengdi Han, Xiaogang Guo, Xuexian Chen, Cunman Liang, Hangbo Zhao, Qihui Zhang, Wubin Bai, Fan Zhang, Heming Wei, Changsheng Wu, Qinghong Cui, Shenglian Yao, Bohan Sun, Yiyuan Yang, Quansan Yang, Yuhang Ma, Zhaoguo Xue, Jean Won Kwak, Tianqi Jin, Qing Tu, Enming Song, Ziao Tian, Yongfeng Mei, Daining Fang, Haixia Zhang, Yonggang Huang, Yihui Zhang, John A. Rogers
Revista: Science Robotics
DOI: 10.1126/scirobotics.abn0602
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Micro e Nano Robôs
  • Robôs
  • Nanomáquinas
  • Miniaturização

Mais tópicos