Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Materiais artificiais viabilizam conceito de máquinas que constroem máquinas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/11/2020

Metamateriais viabilizam conceito de máquinas que constroem máquinas
Ainda não dá para chegar a um cubo Borg, mas já é possível usar as peças para construir materiais que encolhem quando vocês os aperta.
[Imagem: Benjamin Jenett/MIT Center for Bits & Atoms]

Máquinas que constroem máquinas

Você se lembra dos metamateriais, materiais artificiais construídos para apresentar propriedades e comportamentos que nenhum material natural tem.

De fato, esses metamateriais costumam fazer as coisas ao contrário do que os materiais naturais, o que está permitindo a construção de coisas como mantos de invisibilidade, telas de resolução ultra-alta, filmes holográficos e até controlar campos magnéticos à distância.

Benjamin Jenett e seus colegas do MIT fizeram algo ainda mais curioso: Eles projetaram metamateriais para apresentar propriedades mecânicas únicas, usaram cada um para construir blocos individuais, e então desenvolveram uma técnica para ligar essas peças como se elas fossem blocos de Lego.

O objetivo de longo prazo é que esses blocos de construção viabilizem o conceito de "máquinas que constroem máquinas", ou "robôs que constroem robôs".

Conforme as peças se juntam, elas permitem criar estruturas dinâmicas em larga escala, que podem também se reconfigurar por conta própria conforme a necessidade - por exemplo, um enxame de robôs poderia formar uma ponte em uma área de desastre natural.

Metamateriais viabilizam conceito de
Exemplos de metamateriais que podem ser unidos para formar peças com propriedades não encontradas em materiais naturais.
[Imagem: Benjamin Jenett et al. - 10.1126/sciadv.abc9943]

Robôs modulares e absorção de impactos

Benjamin Jenett e seus colegas não escondem que buscaram inspiração para seu trabalho no filme Big Hero 6, onde minúsculos robôs simples se unem para formar estruturas complexas.

Embora ainda estejam longe de fazer sua primeira apresentação pública, a equipe já conseguiu criar peças individuais com uma variedade de propriedades úteis e até surpreendentes, incluindo extrema rigidez, tenacidade, acoplamentos exclusivos entre deslocamento e rotação, materiais auxéticos - materiais que se tornam mais grossos quando esticados - e materiais quirais, que são assimétricos de tal forma que a estrutura e sua imagem no espelho não podem ser facilmente visualizadas quando sobrepostas.

E, como os materiais resultantes podem ser usados para construir dispositivos em escalas que são várias ordens de magnitude maiores do que as alcançáveis com a fabricação tradicional de metamateriais, a equipe já está se preparando para a próxima etapa do trabalho, que será a construção de robôs modulares e estruturas de absorção de impactos.

Bibliografia:

Artigo: Discretely assembled mechanical metamaterials
Autores: Benjamin Jenett, Christopher Cameron, Filippos Tourlomousis, Alfonso Parra Rubio, Megan Ochalek, Neil Gershenfeld
Revista: Science Advances
Vol.: 6, no. 47, eabc9943
DOI: 10.1126/sciadv.abc9943
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metamateriais
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Compósitos

Mais tópicos