Plantão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/01/2023

Meteorito de 7,6kg é encontrado na Antártica
Este é o maior meteorito encontrado pela equipe.
[Imagem: Maria Valdes]

Meteorito raro

Pesquisadores acabam de reforçar a fama da Antártica como um excelente lugar para procurar meteoritos intactos: Eles voltaram com cinco novos meteoritos, incluindo um que pesa 7,6 kg.

As descobertas foram feitas durante uma campanha de observação de quatro pesquisadores das universidades de Bruxelas (Bélgica) e Chicago (EUA) e do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça).

"O tamanho não necessariamente importa quando se trata de meteoritos, e mesmo minúsculos micrometeoritos podem ser incrivelmente valiosos cientificamente, mas é claro que encontrar um grande meteorito como este é raro e realmente emocionante," disse Maria Valdes, membro da equipe.

Os cinco meteoritos recuperados serão analisados no Instituto Real Belga de Ciências Naturais. Enquanto isso, sedimentos potencialmente contendo minúsculos micrometeoritos foram divididos entre os pesquisadores para estudo em suas instituições.

"Estudar meteoritos nos ajuda a entender melhor nosso lugar no Universo. Quanto maior for o tamanho da amostra que tivermos de meteoritos, melhor poderemos entender nosso Sistema Solar e melhor poderemos entender a nós mesmos," diz Valdes.

Meteorito de 7,6kg é encontrado na Antártica
Os pesquisadores com sua descoberta preciosa (Capacete branco: Maria Schönbächler; capacete verde: Maria Valdés; capacete laranja: Vinciane Debaille; capacete preto: Ryoga Maeda).
[Imagem: Maria Valdes]

Meteoritos na Antártica

A Antártica é um dos melhores lugares do mundo para caçar meteoritos porque é um deserto descoberto e as rochas espaciais negras, queimadas pela entrada na atmosfera, destacam-se claramente contra os campos nevados.

E, mesmo quando os meteoritos afundam no gelo, o movimento de agitação das geleiras contra a rocha abaixo ajuda a reexpor os meteoritos perto da superfície dos campos de gelo branco-azulado do continente.

Além disso, o clima seco limita o grau de intemperismo que os meteoritos sofrem, mantendo-os quase intactos.