Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Micro-reator poderá fornecer hidrogênio em postos de combustível

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/03/2008

Micro-reator poderá fornecer hidrogênio em postos de combustível

[Imagem: InnovaTek]

Uma empresa emergente norte-americana apresentou uma nova tecnologia que poderá viabilizar o fornecimento de hidrogênio para abastecimento de automóveis não- poluentes em postos de combustível, da mesma forma que a gasolina ou o álcool.

O hidrogênio é o combustível mais promissor para uma nova geração de automóveis que não dependa de combustíveis fósseis. Contudo, além das dificuldades técnicas da tecnologia embarcada nos automóveis, ainda não existe uma solução para a fabricação do próprio hidrogênio, que não ocorre livre na atmosfera, e seu fornecimento em larga escala nas cidades e estradas.

Reforma da gasolina

O que a InnovaTek afirma possuir é uma tecnologia que resolve esse problema da forma mais simples possível - produzindo o hidrogênio no próprio posto de gasolina a partir do processamento do biodiesel, por meio de um processo químico chamado reforma.

"Nós já provamos a viabilidade do processo. Eles estão nos financiando para determinar se ele é comercialmente viável," afirma Patricia Irving, uma das fundadoras da InnovaTek, referindo-se a um aporte de US$500 mil, feito pela empresa automobilística Chevron em sua empresa.

Micro-reator

A tecnologia é baseada em um micro-reator feito de aço, com o tamanho aproximado de uma fatia de pão. Nesta placa, uma infinidade de micro-canais criam uma verdadeira fábrica química, capaz de transformar em hidrogênio qualquer combustível líquido, como óleo diesel, óleo vegetal, gasolina e até glicerol.

Segundo a empresa, a unidade de conversão de gasolina em hidrogênio deverá consistir em inúmeros micro-reatores funcionando em conjunto, compondo uma unidade capaz de produzir hidrogênio em grande quantidade.

Por razões de propriedade industrial, a empresa não divulga informações sobre as reações ou os catalisadores utilizados no processo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Hidrogênio
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Tecnologia Automotiva
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos