Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Destaques e Imagens

Missão da Phoenix em Marte chega ao fim

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/11/2008

Missão da Phoenix em Marte chega ao fim

[Imagem: Corby Waste/NASA]

A sonda espacial Phoenix está literalmente no entardecer de sua muito bem-sucedida missão a Marte. Com a chegada do inverno marciano, seus painéis solares não conseguem mais gerar a eletricidade necessária ao seu funcionamento e ela está sendo desligada aos poucos.

Esta imagem é uma criação artística feita por Corby Waste, da Nasa, ilustrando de forma poética o fim da missão que vai passar para a história como tendo encontrado gelo na superfície de Marte.

Mas esta não será a última vez que ouviremos falar da Phoenix. As inúmeras imagens e gigabytes de dados que ela enviou para a Terra durante os cinco meses de sua missão continuam sendo analisados pelos cientistas e, quase certamente, várias outras descobertas importantes ainda emergirão desse trabalho.

Além de ter encontrado gelo em Marte, a sonda Phoenix também fotografou neve no planeta vermelho, que não chega a cair no solo, derretendo-se ainda na atmosfera.

Com este nome, resta esperar para ver se a chegada de uma nova estação, mais ensolarada, não irá fazer a Phoenix renascer das cinzas marcianas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Marte
  • Sondas Espaciais
  • Robôs Espaciais
  • Exploração Espacial

Mais tópicos