Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Mochila gera energia e deixa carga mais leve

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/02/2021

Mochila gera energia e deixa carga mais leve
Mecanismo da mochila que gera energia para alimentar pequenos aparelhos eletrônicos, e faz com que as cargas pareçam mais leves.
[Imagem: Ze Yang]

Mochila elétrica

A ideia de usar mochilas para gerar energia para alimentar aparelhos portáteis está por aí há décadas, mesmo antes do desenvolvimento dos nanogeradores.

Mas este novo protótipo está se destacando porque apresenta um adicional interessante: Além de gerar energia aproveitando o movimento natural do andar, a mochila faz com que sua carga pareça até 20% mais leve.

Ze Yang e seus colegas da Universidade Tsinghua, na China, incorporaram dois elásticos que se esticam e encolhem acompanhando o movimento do andar, gerando uma estabilidade inercial conforme o usuário caminha. Isso resultou em uma redução de cerca de 20% da força necessária para carregar a mochila.

Enquanto isso, o movimento entre a estrutura da mochila e sua carga usa um nanogerador para converter a energia mecânica em eletricidade. Esses nanogeradores triboelétricos - ou TENG (TriboElectric NanoGenerator), na sigla em inglês - são feitos com materiais que capturam a eletricidade estática - além dos TENGs, existem também os PENGs (nanogeradores piezoelétricos) e EMGs (nanogeradores eletromagnéticos).

A eficiência na conversão do movimento em eletricidade é de 14%, o que é muito bom para o campo dos nanogeradores e suficiente para alimentar lanternas, e aparelhos pequenos, como relógios, GPS e sensores de saúde. Mas a equipe terá que melhorar a eficiência para, pelo menos, garantir o carregamento de celulares.

Bibliografia:

Artigo: Power Backpack for Energy Harvesting and Reduced Load Impact
Autores: Ze Yang, Yiyong Yang, Fan Liu, Zhaozheng Wang, Yinbo Li, Jiahao Qiu, Xuan Xiao, Zhiwei Li, Yijia Lu, Linhong Ji, Zhong Lin Wang, Jia Cheng
Revista: ACS Nano
DOI: 10.1021/acsnano.0c07498
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Baterias
  • Geração de Energia

Mais tópicos