Plantão

Simpósio Internacional discute Modelos Humanos Digitais

Modelos Humanos Digitais
Juntamente com os ambientes virtuais, os modelos humanos digitais são cada vez mais utilizados na fase inicial de concepção de um produto e no planejamento de estações de trabalho. [Imagem: INT]

Oito designers do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) estão em Lión, na França, participando do primeiro Simpósio Internacional de Modelos Humanos Digitais.

A ida do grupo da área de Desenho Industrial do INT, atuante no Laboratório de Ergonomia, tem apoio da Petrobras e da Finep (CT Petro), através do projeto Sistemas de simulação de cenários virtuais a partir de modelagem humana virtual 3D para mapeamento de riscos e incremento da Confiabilidade Humana no Cenpes/Petrobras.

Scanners tridimensionais a laser

Trabalhos desenvolvidos ao longo desse projeto, em execução desde 2008, serão apresentados no evento, revelando dados obtidos a partir da tecnologia de ponta, que utiliza scanners tridimensionais a laser, permitindo a construção de modelos humanos virtuais 3D, representativos da população ocupada nas plantas piloto do Centro de Pesquisa da Petrobras.

Os modelos humanos digitais são essenciais para o correto desenvolvimento de projetos de produtos, postos e ambientes de trabalho com os quais pessoas interagem cotidianamente no trabalho, além de permitirem mapear riscos, otimizar a produtividade e assegurar a segurança desses trabalhadores.

Juntamente com os ambientes virtuais, os modelos humanos digitais são cada vez mais utilizados na fase inicial de concepção de um produto e no planejamento de estações de trabalho.

Os modelos devem se comportar como um verdadeiro ser humano, não só em termos de antropometria e biomecânica, mas também em termos de movimento, o desconforto, atenção, percepção e acidentes de trabalho.

Lacunas

O simpósio é a primeira oportunidade para a troca de informações mundiais entre pesquisadores, editores de software e usuários finais dessa nova tecnologia.

O Simpósio Internacional conta com a participação do Comitê Técnico de Simulação Humana e Ambientes Virtuais, da Associação Internacional de Ergonomia (IEA) e tem entre seus destaques a mesa redonda para a discussão das lacunas na relação entre os pesquisadores de Modelagem Humana Digital e usuários finais.

Um subcomitê técnico será constituído para elaboração de normas técnicas para Modelagem Humana Digital e Reunião preparatória do Seminário de Modelagem Humana Digital e Simulação de Ambientes de Trabalho.

Experiência do INT

O laboratório de Ergonomia do INT, através das tecnologistas Maria Cristina Zamberlan e Flávia Pastura, representa a América Latina no WEAR, World Engineering Anthropometry Resource. A entidade agrega países como EUA, África do Sul, Japão, Holanda, França e Coreia do Sul e atua na padronização de métodos de pesquisa e na criação de uma base mundial de dados antropométricos, e também atua no comitê da IEA sobre o tema.

Durante o simpósio, o INT realiza apresentação e pôster sobre o tema Simuladores de interação social: games sérios para o design de sistemas sócio-técnicos complexos, em parceria com o Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio e com o Instituto de Pesquisas em Informática de Tolouse da Université Paul Sabatier, na França.

A participação do Brasil nesses fóruns de discussão tem sido crescente. O segundo 18º Simpósio Internacional de Ergonomia, evento principal da IEA, ocorrerá em Recife, de 14 a 16 de fevereiro de 2012. Antes disso, no dia 9 de fevereiro, um grupo de dirigentes da Associação Internacional de Ergonomia visitará a área de Desenho Industrial do INT.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas