Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Moderador virtual ajuda negociadores chegarem ao consenso

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/03/2013

Moderador virtual ajuda negociadores a chegar ao consenso
"Envolver um monte de pessoas no processo de tomada de decisão não garante o sucesso," dizem os pesquisadores. Por isso eles decidiram convocar os computadores.
[Imagem: Pérez et al./SC]

Ontologia difusa

Em não poucos lares, o computador é motivo de discórdia - todos parecem querer usá-lo ao mesmo tempo.

Mas um grupo de pesquisadores da Espanha e da Finlândia decidiu transformar o computador em resolvedor de discórdias.

Eles usaram uma técnica conhecida como ontologia difusa (ou fuzzy) para criar um programa que ajudar pessoas, instituições, e até países em conflito a chegarem a um consenso.

As ontologias difusas, que representam relacionamentos entre conceitos básicos, são ferramentas da inteligência artificial.

O moderador virtual usa a ontologia para ajudar no processo de tomada de decisão, agindo como um árbitro que tenta aproximar as posições das diversas partes envolvidas em uma negociação ou em um conflito.

Segundo o grupo, o moderador virtual poderá ser útil em uma ampla gama de negociações, que vão desde ajudar um casal a escolher o prato em um restaurante, até negociações internacionais, quando países tentam chegar a acordos comerciais ou políticos.

Psicologia da negociação

"Envolver um monte de pessoas no processo de tomada de decisão não garante o sucesso. Na prática, há sempre pessoas que tentam exercer pressão, a fim de persuadir outros que sejam facilmente influenciáveis," escrevem eles.

E, para esses casos tão comuns, os modelos teóricos de tomada de decisão e teoria dos jogos não funcionam.

"A ontologia [disponibiliza] uma grande quantidade de informações que podem ser usadas por um moderador virtual para exercer influência sobre os negociadores e ajudar a atingir o consenso," disse o professor Enrique Herrera Viedma, da Universidade de Granada.

"Desta forma, propomos um novo modelo de consenso para lidar com a psicologia da negociação, usando o poder de uma ontologia difusa como arma de influência, a fim de melhorar os cenários da tomada de decisão, tornando-os mais precisos e mais realísticos. Além disso, o uso de uma ontologia difusa nos dá a possibilidade de levar em conta grandes conjuntos de alternativas," concluem.

Os pesquisadores não esclareceram como será disponibilizado o programa moderador virtual.

Bibliografia:

Artigo: A new consensus model for group decision making using fuzzy ontology
Autores: Ignacio Javier Pérez, R. Wikström, J. Mezei, C. Carlsson, Enrique Herrera Viedma
Revista: Soft Computing
Vol.: 2013, Pages 1-11
DOI: 10.1007/s00500-012-0975-5
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inteligência Artificial
  • Software e Programação
  • Software Livre
  • Biomecatrônica

Mais tópicos