Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Nanobateria só gera energia quando necessário

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/04/2008

Nanobateria só gera energia quando necessário

[Imagem: mPhase]

Depois de vários anos de promessas e muito marketing, a empresa mPhase finalmente apresentou sua nanobateria, que promete revolucionar a forma de armazenamento de energia. Mais importante, a empresa deu alguns detalhes sobre o seu funcionamento.

Controle eletrônico de líquidos

A nanobateria explora o fenômeno conhecido como electrowetting, ou eletroumectação - a capacidade de controlar eletronicamente como os líquidos interagem com superfícies sólidas e porosas.

Normalmente a água ou outro líquido orgânico irá formar uma gota quando for depositada sobre uma superfície porosa hidrofóbica. Por meio da eletroumectação, é possível fazê-lo "desmanchar-se" sobre a superfície, ocupando seus minúsculos poros, tudo com o simples envio de um comando eletrônico.

Outros pesquisadores estão explorando o mesmo fenômeno para a criação de transistores de estado líquido e papéis eletrônicos capazes de mostrar filmes.

Energia sob demanda

Utilizando o fenômeno da eletroumectação, torna-se possível controlar quando o eletrólito começará a reagir - isso significa baterias que poderão ficar estocadas por anos, sem se descarregar. Quando elas forem necessárias, um comando elétrico faz com que o eletrólito passe pela membrana porosa de silício e só então comece a gerar energia.

Por ser minúscula e poder ser fabricada em quantas células forem necessárias, a nanobateria pode ser integrada diretamente aos chips e pode gerar a energia na quantidade que for necessária no momento, bastando que apenas algumas células sejam ativadas. Ela também pode ser fabricada em qualquer formato e é recarregável.

Nanobateria de lítio

O modelo da nanobateria que deverá chegar agora ao mercado é baseado na química tradicional das baterias alcalinas, que funciona à base de zinco e manganês.

Segundo a mPhase, a utilização dos compostos de lítio está em desenvolvimento, sendo totalmente compatíveis com sua arquitetura.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Miniaturização
  • Geração de Energia
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos