Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Nanocarros: Triciclo molecular usa luz como combustível

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/11/2016

Nanocarros: Triciclo molecular anda movido por luz
Já estão disponíveis dois modelos de nanotriciclo: cada nanoveículo é formado por uma única molécula.
[Imagem: Alex Saywell/Leonhard Grill]

Veículos alimentados por luz

Logo depois de serem agraciados com o Prêmio Nobel de Química, os nanocarros ganharam mais um companheiro na garagem: um nanotriciclo.

A equipe do professor James Tour, da Universidade Rice, uma das principais responsáveis por levar adiante a pesquisa que ganhou o Nobel, criou os nanocarros de três rodas e mostrou que eles andam em alta velocidade empurrados por luz.

"É entusiasmante ver que esses nano-roadsters motorizados podem ser impulsionados por seus motores ativados por luz. Esses triciclos são o primeiro exemplo de nanoveículos alimentados por luz sendo observados se movimentando sobre uma superfície - por qualquer técnica, quanto mais por um microscópio de tunelamento," disse o professor Tour.

Carro molecular

O mais comum no reino dos nanocarros tem sido veículos alimentados por combustíveis químicos ou empurrados pela ponta de um microscópio de varredura.

Já os triciclos recebem sua energia de luzes em comprimentos de onda específicos - quanto maior o comprimento de onda, maior a velocidade do triciclo. A tração é feita pela roda traseira, um motor molecular que gira ao receber a "injeção" de fótons - na verdade, o triciclo inteiro é formado por uma única molécula.

Além de poderem se mover livremente sobre a superfície de cobre onde são depositados, o acionamento remoto por luz permitirá a construção de verdadeiras frotas de nanocarros.

"É exatamente isso o que queremos fazer: usar a luz para ativar os motores e ter enxames de nanoveículos se movendo sobre a superfície, guiados por gradientes de campos elétricos. Isto viabilizará nosso projeto futuro de usar nanomáquinas como se fossem formigas, trabalhando cooperativamente para construir coisas," disse Tour.

Bibliografia:

Artigo: Light-Induced Translation of Motorized Molecules on a Surface
Autores: Alex Saywell, Anne Bakker, Johannes Mielke, Takashi Kumagai, Martin Wolf, Víctor García-López, Pinn-Tsong Chiang, James M. Tour, Leonhard Grill
Revista: ACS Nano
DOI: 10.1021/acsnano.6b05650
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Nanomáquinas
  • Veículos
  • Fotônica
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos