Plantão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/01/2021

NASA abandona instrumento que deveria perfurar Marte
A Toupeira de Marte, com seus 40 centímetros de comprimento, é parte de um experimento chamado HP3. Ela deveria chegar a vários metros de profundidade.

Perfuratriz de Marte

A NASA anunciou ter desistido definitivamente do principal instrumento da sonda espacial Insight, que está no solo de Marte desde o final de 2018.

Ao contrário dos robôs marcianos, ou rovers, a sonda Insight é estacionária, só conseguindo analisar o local onde pousou.

O instrumento que se esperava trazer mais resultados científicos era justamente uma perfuratriz, conhecida como "Toupeira de Marte", que deveria perfurar o solo até vários metros de profundidade.

Mas as coisas não começaram bem. Logo no começo da perfuração, em Abril de 2019, os engenheiros ficaram estupefatos ao verificar que o solo de Marte expulsava a perfuratriz assim que ela tentava penetrar no solo.

A equipe tentou de tudo, incluindo usar o braço robótico da sonda para dar uma forcinha. Foram mais de 500 pancadas com o braço robótico, mas sem sucesso, o que levou a NASA a abandonar o uso do equipamento científico.

"Demos tudo o que temos, mas Marte e nossa toupeira heroica continuam incompatíveis," disse Tilman Spohn, da DLR (Agência Espacial Alemã), responsável pela construção da toupeira. "Felizmente, aprendemos muitas coisas que irão beneficiar futuras missões que tentem cavar o subsolo."

NASA abandona instrumento que deveria perfurar Marte
Esta é a Toupeira de Marte, que encontrou um solo para o qual ela não foi projetada.
[Imagem: DLR]

Escavar o solo de Marte

E não era só medir a temperatura de Marte que era importante. Cavar o solo marciano é significativo por uma série de razões.

Por exemplo, os futuros astronautas podem precisar cavar o solo para acessar o gelo de água, enquanto os cientistas querem estudar o potencial da subsuperfície para sustentar vida microbiana. Em todos os casos, será necessário desenvolver instrumentos melhores do que pás e picaretas.

As propriedades inesperadas do solo ao lado da InSight serão discutidas pelos cientistas por anos. O projeto da toupeira foi baseado no solo visto pelas missões anteriores a Marte, incluindo os rovers, mas o solo que a toupeira encontrou se mostrou muito diferente.

Durante dois anos, a equipe trabalhou para adaptar o instrumento único e inovador a essas novas circunstâncias, mas não deu certo.