Plantão

Com informações da BBC - 04/05/2014

NASA rende-se à moda para escolher novo traje espacial
Este foi o traje que ganhou a votação popular no site da NASA.
[Imagem: NASA]

Moda espacial

Você acha que os trajes espaciais usados pelos astronautas da NASA foram construídos depois de estudos científicos rigorosos, que apontaram os melhores modelos e as melhores funcionalidades?

Isso é fato, mas agora a agência espacial norte-americana resolveu escolher o "modelito" que mais agradou aos internautas.

O protótipo Z-2 foi escolhido por meio de votação popular, depois de obter 63% dos 233.431 votos dos internautas.

A roupa especial possui pequenos remendos que emitem luz. Além disso, usa uma costura luminescente que pode ser personalizada para identificar o astronauta.

Os outros trajes que entraram na disputa eram:

• traje Biomimetismo, que reproduz a bioluminescência de criaturas aquáticas e as escamas rígidas de peixes e répteis
  • traje Tendências na Sociedade, que, com um visual mais esportivo, sugere como nossas roupas vão aparentar no futuro.

Scanners de laser de 3D vão assegurar que cada traje se adeque perfeitamente ao corpo de cada astronauta, sendo que partes do Z-2 serão construídas usando impressoras 3D.

NASA rende-se à moda para escolher novo traje espacial
Os modelos colocados em votação diferiam apenas em detalhes de aparência, sendo uma "releitura do modelito Z".
[Imagem: NASA]

Roupa espacial para testes

A NASA espera construir o Z-2 até novembro deste ano. O traje é apenas um protótipo e só será usado para testes e não para viagens.

Em 2012, a Nasa lançou o Z-1, cujo formato guarda semelhanças com o traje usado pelo personagem Buzz Lightyear, dos filmes Toy Story.

"Cada modelo da série Z vai aperfeiçoar novas tecnologias que um dia serão usadas em um traje pelos primeiros humanos a pisarem no Planeta Vermelho", informou a NASA, por meio de um comunicado.

Segundo a agência, a composição rígida do torso superior "fornece a durabilidade necessária a longo prazo que um traje de atividade planetária extraveicular vai exigir", mas, apesar de seu "apelo estético", o protótipo não é feito do mesmo material durável projetado para proteger os astronautas de chuvas de pequenos meteoritos, temperaturas extremas e radiação."