Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Nova imagem revela detalhes de Ultima Thule

Com informações do JHU - 27/01/2019

Nova imagem revela detalhes de Ultima Thule
A imagem tira as dúvidas sobre se Ultima Thule seria um corpo duplo: É um asteroide único em formato de boneco de neve.
[Imagem: Nasa/Jhu-Apl/Swri]

Boneco de neve espacial

Esta é a visão mais clara disponível até agora do objeto do Cinturão de Kuiper conhecido como Ultima Thule (2014 MU69) [rebatizado Arrokoth em Novembro de 2019], um antigo corpo celeste nos confins do Sistema Solar.

A foto foi tirada pela sonda espacial New Horizons durante o sobrevoo realizado na passagem do Ano Novo, quando a sonda estava a 6.760 quilômetros do Ultima Thule.

Com uma resolução original de 130 metros por píxel, a imagem estava armazenada na memória da sonda e chegou à Terra nos dias 18 e 19 de janeiro.

Como a sonda continuou aproximando-se ainda por sete minutos, novas imagens que ainda serão transmitidas pela sonda darão uma resolução maior. Como a taxa de transferência de dados da sonda é de cerca de mil bits por segundo, os dados coletados durante o sobrevoo levarão 20 meses para serem totalmente transmitidos à Terra.

A imagem foi tratada computacionalmente para melhorar os detalhes. Esse processo - conhecido como deconvolução - também amplifica a granulação da imagem quando vista em alto contraste.

Origem desconhecida

A iluminação oblíqua revela detalhes topográficos ao longo do limite dia/noite do asteroide, perto do topo. Esses detalhes incluem numerosos pequenos poços de até 650 metros de diâmetro. Não está claro se esses poços são crateras de impacto ou características resultantes de outros processos, como "poços de colapso" ou a antiga saída de materiais voláteis que escaparam para o espaço.

A grande formação circular, de cerca de 6,4 quilômetros de diâmetro, no menor dos dois lóbulos, também parece ser uma depressão profunda.

Ambos os lobos mostram ainda vários padrões de luz e escuridão de origem desconhecida, que podem revelar pistas sobre como este corpo foi "montado". Um dos mais notáveis é o "colarinho" brilhante que separa os dois lóbulos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Sondas Espaciais
  • Telescópios
  • Exploração Espacial

Mais tópicos