Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Conheça a nova roupa espacial da NASA

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/01/2013

NASA apresenta sua nova roupa espacial
A roupa espacial Z-1 permite que o astronauta passe diretamente da nave para o espaço.
[Imagem: NASA]

Roupa espacial flexível

A NASA apresentou uma nova versão de roupa espacial, que seus astronautas deverão usar a partir de 2014.

A agência espacial norte-americana está em um momento de indefinição, não tendo ainda oficializado se sua próxima grande missão será a um asteroide, a Marte ou mesmo o estabelecimento de uma estação espacial lunar.

Por isso seus engenheiros estão tendo que pensar em todas as possibilidades.

"É como sair de férias sem saber se você está indo para a Antártica, para a praia ou visitar museus," disse Amy Ross, do Centro Espacial Johnson.

Cabide externo

O resultado desse esforço para construir uma roupa espacial polivalente é a Z-1, que possui todo o aparato necessário para flutuar no espaço, andar na superfície da Lua, de Marte ou de um asteroide, e suportar a radiação do espaço profundo.

A grande inovação da roupa espacial é ter seu próprio ambiente de pressurização, o que elimina a perda de ar nas saídas das naves ou estações espaciais para o espaço.

Isso significa que a roupa espacial pode ficar dependurada do lado de fora da estação ou do veículo espacial, já que o astronauta entra nela pela parte superior.

Para ganhar mobilidade, a roupa recebeu rolamentos na cintura, quadril, pernas e tornozelos.

NASA apresenta sua nova roupa espacial
Além da flexibilidade da própria roupa, obtida com vários conjuntos de rolamentos, a roupa espacial Z-1 é flexível também em suas aplicações.
[Imagem: NASA]

Mochila espacial

Outra novidade é o deslocamento de todo o suporte de vida para uma mochila, chamada PLSS 2.0 (Portable Life Suport System - sistema de suporte de vida portátil).

A mochila permite que o astronauta fixe-se na parte externa de veículos espaciais, tanto no solo quanto no espaço, para recarregar seus suprimentos, permitindo a execução de missões mais prolongadas.

Uma vez conectado ao veículo, o astronauta pode também passar para o interior do veículo, e de lá de volta para a roupa espacial, de forma rápida e sem desperdício de recursos.

Os engenheiros da NASA estão agora trabalhando na adaptação das diversas ferramentas que os astronautas usam, tornando-as compatíveis com a nova roupa espacial Z-1.

"Nós estamos fabricando uma grande quantidade de ferramentas para a nossa caixa de ferramentas. Nos pediram para fazermos tudo o mais flexível possível," disse Ross, revelando as indefinições na agenda da NASA.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Estação Espacial Internacional
  • Foguetes
  • Tecidos

Mais tópicos