Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Obama nomeia chefe de agência contra ataques pela internet

BBC - 22/12/2009


Impedir ataques

A Casa Branca anunciou nesta terça-feira que Howard Schmidt, ex-executivo da Microsoft e do site de leilões online e-Bay, será o Coordenador de Segurança Digital do governo norte-americano, responsável por chefiar uma agência criada há sete meses pelo presidente Barack Obama.

A nova agência federal visa impedir ataques realizados pela internet contra redes de computadores do governo e de empresas norte-americanas.

Único a aceitar

Quando anunciou a criação da agência em maio, Obama afirmou que os Estados Unidos não estavam preparados para se prevenir de ataques desse tipo, daí ser necessário criar uma divisão especializada para combater a ação de hackers.

Schmidt foi escolhido depois que outros candidatos ao cargo, que é chamado nos Estados Unidos de cyberczar, recusaram a oferta.

O ex-executivo agora terá a missão de unir várias agências federais com funções discrepantes e organizações para tentar organizar as defesas americanas contra ataques pela internet.

Segurança digital nacional

Em uma carta publicada no site da Casa Branca, o principal assessor do presidente Obama para segurança nacional e contra o terrorismo, John Brennan, afirmou que a proteção da internet é "crucial para nossa segurança nacional, segurança pública, nossa privacidade e liberdades civis".

"Também é vital para os esforços do presidente Obama para fortalecer nosso país, da modernização de nosso sistema de saúde à criação de empregos no setor de alta tecnologia, de importância central para nossa recuperação econômica", acrescentou Brennan.

O assessor do presidente ainda afirmou que Schmidt terá "acesso regular ao presidente e será um membro importante de sua equipe de Segurança Nacional".

A chefe interina da agência de segurança digital, Melissa Hathaway, renunciou ao posto em agosto alegando que o cargo não permitia que ela implementasse as mudanças necessárias.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Segurança da Informação
  • Software e Programação
  • Computadores
  • Criptografia

Mais tópicos