Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Óculos universais usam lente líquida que dispensa exames

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/01/2009

Óculos universais usam lente líquida que dispensa exames
Dr. Joshua Silver, demonstrando o funcionamento do protótipo do óculos universal
[Imagem: Joshua Silver]

Óculos e lentes de contato podem ser comprados diretamente das prateleiras. Como o volume vendido é muito grande, é economicamente viável para os fabricantes produzir grandes quantidades dos mais variados graus, geralmente em incrementos de meio grau.

Óculos universais

Mas o Dr. Joshua Silver, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, criou uma solução mais elegante e potencialmente muito mais barata. Ele inventou uma espécie de óculos universal, que pode ser adaptado para qualquer grau depois de comprado na loja.

Mais do que isso, se o grau de correção da visão se alterar no próximo exame - ou quando o usuário perceber uma piora na visão, mesmo sem um exame - o paciente pode simplesmente ajustar os óculos universais para o novo grau.

Lente líquida

O segredo dos óculos universais está em uma lente líquida. Em vez de uma lente de vidro, os óculos universais possuem duas camadas de polímero de alta transparência sobrepostas. Para formar a lente líquida o usuário utiliza uma seringa para injetar silicone entre as duas camadas.

A idéia é distribuir os óculos em países muito pobres, onde a população não tem acesso não apenas aos óculos, mas nem mesmo a um exame com um oftalmologista.

Óculos adaptativos

Para usá-los, tudo o que o paciente deve fazer é colocar os óculos e ajustar a seringa até conseguir uma visão ótima. O processo pode ser repetido inúmeras vezes, gerando óculos totalmente adaptativos.

O Dr. Silver espera conseguir financiamento e apoio de instituições governamentais e não-governamentais para distribuir 1 bilhão dos seus óculos adaptativos gratuitamente ao redor do mundo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Fotônica
  • Polímeros
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos