Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Óleo de fritura usado captura mercúrio do ambiente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/08/2017

Óleo de fritura usado para capturar mercúrio do ambiente
Uma mistura de enxofre e óleo de canola usado em frituras cria um polímero que captura o mercúrio, tornando-se escuro depois de assimilar o metal pesado do ambiente.
[Imagem: Flinders University]

Rejeito coleta poluição

Uma mistura de óleo de canola já usado em frituras e enxofre mostrou-se capaz de remover do ambiente as perigosas neurotoxinas derivadas do mercúrio.

A mistura recolheu de amostras do solo os tipos mais perigosos e comuns de poluição por mercúrio - mercúrio metálico, vapor de mercúrio e compostos de organo-mercúrio.

"Nossa pesquisa anterior havia estudado um único tipo de mercúrio inorgânico, por isso estes novos resultados representam um avanço significativo," disse o professor Justin Chalker, da Universidade Flinders, na Austrália.

"O mercúrio é encontrado em várias atividades industriais, incluindo refinação de petróleo e gás e combustão de carvão," detalha Chalker. "De forma alarmante, o mercúrio e materiais contendo mercúrio continuam sendo usados intencionalmente em muitas fábricas de cloro-alcalinas e no garimpo. Além disso, fungicidas à base de mercúrio ainda são usados em certos setores agrícolas".

Além disso, o mercúrio é um elemento presente em todas as lâmpadas fluorescentes compactas, que se tornaram o padrão da indústria - mas poucas são adequadamente recicladas.

Polímero absorve mercúrio

A equipe combinou óleo de canola já usado em frituras e enxofre para produzir um novo tipo de polímero.

Depois de reagir com o mercúrio presente no solo, o polímero muda de cor de marrom para preto. A equipe acredita que poderá ajustar a tecnologia para capturar também o mercúrio presente na água ou no ar.

O material já está sendo testado em áreas de mineração e áreas agrícolas que usam fungicidas à base de mercúrio.

Após a coleta, o polímero enegrecido deve ser coletado e armazenado de forma segura.

Ainda não há uma forma de purificar o mercúrio a partir do polímero, mas este deverá ser o passo seguinte natural da pesquisa.

Bibliografia:

Artigo: Laying Waste to Mercury: Inexpensive Sorbents Made from Sulfur and Recycled Cooking Oils
Autores: Max Worthington, Renata Kucera, Ines Albuquerque, Christopher Gibson, Alexander Sibley, Ashley Slattery, Jonathan Campbell, Salah Alboaiji, Katherine Muller, Jason Young, Nick Adamson, Jason Gascooke, Deshetti Jampaiah, Ylias Sabri, Suresh Bhargava, Samuel Ippolito, David Lewis, Jamie Quinton, Amanda Ellis, Alexander Johs, Gonçalo Bernardes, Justin M. Chalker
Revista: Chemistry - A European Journal
DOI: 10.1002/chem.201702871
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Indústria Química
  • Biotecnologia
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Metais e Ligas

Mais tópicos