Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Ondas de som manipulam as gotas depois que elas saem da impressora

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/03/2021

Ondas de som manipulam as gotas depois que elas saem da impressora
Ultra-som e algoritmos de computador controlam como o material se acomoda no substrato.
[Imagem: Universityies of Bath & Bristol]

Impressão com som

A levitação sônica - o uso de ondas sonoras para levitar partículas - já é uma tecnologia bem conhecida, ainda que esteja dando seus primeiros passos.

Jenna Shapiro e sua equipe das universidades de Bath e Bristol, no Reino Unido, mostraram agora que é possível usar a mesma tecnologia não para levitar as partículas, mas para dirigi-las durante a impressão.

Usando ondas de som precisamente ajustadas, eles usaram as ondas sonoras para guiar as partículas de tinta depois que elas eram lançadas pelo bocal da impressora, criando padrões predeterminados na superfície que recebe a tinta.

Quando se leva em conta que as impressoras jato de tinta atuais imprimem "píxeis" usando uma quantidade de tinta na faixa dos nanolitros - bilionésimos de litro - fica fácil entender o ganho de precisão e resolução que se obtém quando as partículas que formam essas nanogotas são guiadas depois de serem lançadas no ar.

Sonolitografia

A equipe batizou a técnica de sonolitografia e acredita que ela será particularmente útil no campo da biomedicina, permitindo criar padrões precisos de células e outros biomateriais usados na engenharia de tecidos, que trabalha tendo no horizonte o objetivo de imprimir órgãos vivos inteiros para transplantes.

"Os objetos que estamos manipulando são do tamanho de gotas de água nas nuvens. É incrivelmente empolgante ser capaz de mover coisas tão pequenas com um controle tão preciso. Isso pode nos permitir direcionar sprays de aerossol com uma precisão inédita, com aplicações como administração de medicamentos ou cicatrização de feridas," disse o professor Bruce Drinkwater, cuja equipe trabalha com raios tratores sônicos há alguns anos.

Ondas de som manipulam as gotas depois que elas saem da impressora
A precisão obtida é tão grande que a técnica pode vir a ser usada para imprimir diversos tipos de células no mesmo substrato, rumo à criação de órgãos vivos.
[Imagem: Jenna M. Shapiro et al. - 10.1002/admt.202000689]

Revolucionar a impressão

Além de suas aplicações em biomedicina, a equipe demonstrou que a técnica pode ser aplicada a uma variedade de materiais. A eletrônica impressa é outra área que a equipe deseja desenvolver, com a sonolitografia sendo usada para organizar tintas condutoras em circuitos e componentes.

De maneira mais genérica, a equipe afirma que "este trabalho pode revolucionar a impressão, melhorando a velocidade, o custo e a precisão das técnicas de padronização sem contato no ar".

Bibliografia:

Artigo: Sonolithography: In?Air Ultrasonic Particulate and Droplet Manipulation for Multiscale Surface Patterning
Autores: Jenna M. Shapiro, Bruce W. Drinkwater, Adam W. Perriman, Mike Fraser
Revista: Advanced Materials Technologies
DOI: 10.1002/admt.202000689
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biotecnologia
  • Tintas
  • Biomecatrônica
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos