Plantão

Ônibus espacial Endeavour aposenta-se aos 20 anos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/06/2011

Ônibus espacial Endeavour aposenta-se aos 20 anos
O próximo destino do Endeavour será um museu na Califórnia, onde será exposto depois de ser devidamente "limpo" da maioria dos seus componentes internos, não-visíveis.[Imagem: NASA]

Do espaço ao museu

Ao pousar na madrugada desta quarta-feira, o ônibus espacial Endeavour despediu-se do espaço.

Seu próximo destino será um museu na Califórnia, onde será exposto depois de ser devidamente "limpo" da maioria dos seus componentes internos, não-visíveis.

A última missão da Endeavour, chamada STS-134, consistiu em uma viagem de 16 dias à Estação Espacial Internacional.

O ponto alto da viagem foi a instalação do Espectrômetro Magnético Alfa, ou AMS (Alpha Magnetic Spectrometer), um detector de raios cósmicos que já coletando dados para tentar desvendar o chamado anti-universo.

Enquanto isso, o ônibus espacial Atlantis já está a caminho da plataforma de lançamento, também para a sua última viagem ao espaço. O lançamento da missão STS-135 está previsto para ocorrer em 8 de Julho.

Fim da era dos ônibus espaciais

Quando o Atlantis retornar, terá acabado a era dos ônibus espaciais, que se tornaram símbolos da exploração espacial durante mais de uma geração, sucedendo os feitos da missão Apolo.

A NASA, em meio a uma crise financeira e de identidade, vai tentar substituir os ônibus espaciais por veículos privados, apostando em uma espécie de upgrade da Apolo para tentar voos além da órbita baixa da Terra.