Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Outdoors com projeção 3D a laser - durante o dia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/01/2015

Outdoors 3D com projeção a laser
Isto ainda é apenas uma ilustração - mas a equipe garante que é viável.
[Imagem: TriLite]

Trixels

A imagem acima ainda é meramente ilustrativa, mas poderá se tornar real até o ano que vem.

Pelo menos esta é a promessa de engenheiros austríacos, que criaram uma técnica que permite projetar imagens 3D em outdoors e outras telas de grandes formatos, sem que os espectadores precisem usar óculos especiais.

Mais do que isso, tudo deverá funcionar ao ar livre e à luz do dia.

O novo sistema de projeção usa feixes de laser para enviar imagens diferentes para direções diferentes. Isto significa que duas imagens diferentes podem ser enviadas, uma para cada olho, criando a sensação de tridimensionalidade sem a necessidade de óculos especiais.

Cada pixel 3D - a equipe chama cada um deles de trixel - é formado por seu próprio feixe de laser, disparado sobre um espelho móvel, que se incumbe de dirigir a luz para o ponto desejado.

Projeção 3D a laser
Princípio de funcionamento de cada trixel.
[Imagem: Jörg Reitterer et al. - 10.1364/OE.22.027063]

Mercado a vista

Jorg Reitterer e seus colegas da Universidade de Viena já construíram um protótipo, que funcionou tão bem que encorajou a equipe a criar sua própria empresa - a TriLite Technologies - para comercializar a tecnologia.

Eles estimam que os primeiros equipamentos cheguem ao mercado em 2016 - ainda que seu protótipo tenha apenas a modesta resolução de 5 x 3 pixels.

"Nós estamos criando um segundo protótipo que irá apresentar imagens coloridas com uma resolução mais alta. Mas o ponto crucial é que os pixels individuais de laser funcionam. Escaloná-los para uma tela com muitos pixels não é um problema," garante Reitterer.

Projeção 3D a laser
Foto do protótipo (esquerda) com 5 x 3 trixels, e esquema de funcionamento de cada trixel (direita).
[Imagem: Jörg Reitterer et al. - 10.1364/OE.22.027063]

Projeção a laser

O espelho de cada trixel dirige os feixes de laser de um lado para o outro. Enquanto isso, a intensidade do laser é ajustada em tempo real para enviar imagens diferentes para diferentes posições.

Para experimentar o efeito 3D, a pessoa deve estar a uma distância específica da tela - se ficar longe demais, ela só verá uma imagem 2D normal. Os pesquisadores afirmam que a distância de visualização tridimensional pode ser ajustada para as condições locais de cada tela.

Reitterer garante que as imagens produzidas por sua tela de projeção a laser são extremamente vívidas, muito superiores às de uma tela de cinema, o que permitirá que a tecnologia seja usada ao ar livre durante o dia.

É esperar para ver.

Bibliografia:

Artigo: Design and evaluation of a large-scale autostereoscopic multi-view laser display for outdoor applications
Autores: Jorg Reitterer, Franz Fidler, Gerhard Schmid, Thomas Riel, Christian Hambeck, Ferdinand Saint Julien-Wallsee, Walter Leeb, Ulrich Schmid
Revista: Optics Express
Vol.: 22, Issue 22, pp. 27063-27068
DOI: 10.1364/OE.22.027063
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Raios Laser
  • MEMS
  • Imagens 3-D

Mais tópicos