Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Peixe-robô imita grandes escapadas de peixes reais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/05/2014

Peixe-robô imita grandes escapadas de peixes reais
Músculos artificiais fluídicos dão ao peixe robótico a capacidade para alterar continuamente o formato do corpo.
[Imagem: Andrew Marchese et al./10.1089/soro.2013.0009]

Escapada robótica

Os peixes robóticos ainda não evoluíram o suficiente para substituir os submarinos robôs, mas agora eles começaram a acelerar firmes nesse rumo.

Em vez de construir um robô rígido, ou acionado por eixos e engrenagens rígidas, Andrew Marchese e seus colegas do MIT construíram o que eles chamam de um "robô mole".

O movimento do robô é feito por um sistema de "músculos artificiais fluídicos", que dão ao peixe robótico a capacidade para alterar continuamente o formato do corpo.

Os ganhos puderam ser percebidos imediatamente: o peixe-robô é tão rápido que consegue simular a rápida aceleração que permite que os peixes escapem dos predadores.

Dois canais internos, um em cada lateral do corpo do peixe-robô, recebem dióxido de carbono liberado na medida exata para executar o movimento ondulante característico dos peixes.

O dióxido de carbono fica em um pequeno tanque no centro do corpo do robô, com capacidade suficiente para até 30 manobras de escapada rápida.

"O peixe foi projetado para explorar capacidades de desempenho, não a operação a longo prazo," disse Marchese. "Os próximos passos envolverão construir algo que tenha um melhor equilíbrio entre desempenho e durabilidade."

Ele espera que a nova versão possa nadar por pelo menos 30 minutos e, no futuro, até mais, eventualmente reciclando o dióxido de carbono, fazendo-o fluir entre dois tanques.

Bibliografia:

Artigo: Autonomous Soft Robotic Fish Capable of Escape Maneuvers Using Fluidic Elastomer Actuators
Autores: Andrew D. Marchese, Cagdas D. Onal, Daniela Rus
Revista: Soft Robotics
Vol.: 1(1): 75-87
DOI: 10.1089/soro.2013.0009
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Biomecatrônica
  • Veículos
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos