Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/10/2025
OLEDs mais metassuperfícies
Nem as melhores tecnologias de imagens 3D conseguiram vingar - as TVs 3D saíram do mercado há quase uma década -, mas o sonho das imagens verdadeiramente 3D, ou holografia 3D, está mais vivo do que nunca.
Junyi Gong e colegas da Universidade St Andrews, no Reino Unido, fazem parte desses sonhadores que insistem em manter a mão na massa.
E eles acabam de apresentar uma nova tecnologia holográfica com potencial para viabilizar toda uma nova geração de projetores 3D miniaturizados, revolucionando os dispositivos inteligentes, as comunicações, os jogos e o entretenimento.
Até agora, os hologramas vinham sendo criados usando lasers, mas os pesquisadores descobriram um modo muito mais simples, compacto e usando menos energia - usando LEDs orgânicos (OLEDs) e a tecnologia emergente das metassuperfícies, dispositivos planos e finos formados por nanoestruturas que funcionam como antenas, focalizando, desviando, torcendo e até curvando a luz, de maneiras nunca antes possíveis com a óptica tradicional.
Esta é a primeira vez que as duas tecnologias foram mescladas para produzir o bloco de construção básico, o píxel, de uma tela holográfica 3D, abrindo caminho para superar as principais barreiras para que a tecnologia de hologramas 3D seja usada mais amplamente.
Píxeis 3D planos
Os pesquisadores descobriram que, quando cada nanoantena - elas também são conhecidas como meta-átomos do material artificial - é cuidadosamente moldada para controlar as propriedades do feixe de luz que a atravessa, ela se comporta como um píxel da metassuperfície.
Assim, quando a luz atravessa a metassuperfície holográfica, atingindo cada um dos seus píxeis - podem ser milhares ou milhões em uma área minúscula - as propriedades da luz são modificadas de modo criteriosamente calculado.
Graças a essas modificações, é possível criar uma imagem pré-desenhada no outro lado, explorando o princípio da interferência da luz, pelo qual as ondas de luz criam padrões complicados quando interagem umas com as outras.
"As metassuperfícies holográficas são uma das plataformas de materiais mais versáteis para controlar a luz. Com este trabalho, removemos uma das barreiras tecnológicas que impedem a adoção de metamateriais em aplicações cotidianas. Este avanço permitirá uma mudança radical na arquitetura das telas holográficas em aplicações emergentes, por exemplo, em realidade virtual e aumentada," disse o professor Andrea Di Falco, membro da equipe.
Outros pesquisadores já haviam criado imagens holográficas usando OLEDs, mas apenas formas muito simples, o que limitava sua usabilidade. A integração dos OLEDs com as metassuperfícies abre caminho para uma tela holográfica 3D miniaturizada e altamente integrada.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |