Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Plástico mineral é transformado em espuma antichama

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/03/2021

Plástico mineral é transformado em espuma antichama
É a primeira vez que alguém consegue transformar os promissores plásticos minerais em espuma.
[Imagem: Cosima Stubenrauch/Universität Stuttgart]

Plástico mineral

Químicos alemães conseguiram criar espumas e materiais de baixa densidade usando um material emergente, conhecido como "plástico mineral".

Espumas poliméricas já são usadas como isolantes acústicos e térmicos, mas o problema é que a maioria dos plásticos é inflamável, o que cria riscos adicionais para as construções.

Já os plásticos minerais são feitos combinando polímeros tradicionais com cerâmicas - por exemplo, ácido poliacrílico com carbonato de cálcio. Isto faz com que eles não apenas não peguem fogo, mas tornem-se altamente resistentes ao fogo.

Agora, pesquisadores das universidades de Constanza e Stuttgart, na Alemanha, finalmente conseguiram transformar os plásticos minerais em espumas, abrindo caminho para proteções triplas para edifícios e casas - contra ruídos, contra calor e frio ambientais e contra fogo.

Para isso, eles primeiro sintetizaram o plástico mineral na forma de um hidrogel de baixa viscosidade, que permite a injeção de ar, criando bolhas no material.

Aí é só secar tudo, com o calor da secagem fazendo com que as bolhas de ar escapem, deixando uma rede de espaços vazios com dimensões médias de 220 micrômetros.

Espuma antichama reciclável

A espuma seca não é combustível e, como benefício adicional, pode ser facilmente reciclada por dissolução em ácido.

"Se você queimá-la, ou tentar queimá-la, ela só fica preta, porque o ácido poliacrílico simplesmente se decompõe, mas também o carbonato de cálcio libera dióxido de carbono. Portanto, o dióxido de carbono atua como um extintor de incêndio adicional," disse o professor Helmut Cölfen.

O próximo passo é tentar trabalhar apenas com ingredientes que possam ser adotados na indústria e tentar escalonar o processo, para que ele funcione em larga escala.

Bibliografia:

Artigo: Mineral plastic foams
Autores: Philipp Menold, Helmut Cölfen, Cosima Stubenrauch
Revista: Materials Horizons
DOI: 10.1039/D1MH00122A
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Polímeros
  • Cerâmicas
  • Compósitos
  • Construção Civil

Mais tópicos