Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novo plástico híbrido é rígido e maleável sob calor

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/11/2011

Novo polímero é termoplástico e termorrígido ao mesmo tempo
O novo polímero híbrido possui a estabilidade dos termorrígidos, mas pode ser repetidamente reprocessado, bastando para isso aquecê-lo.
[Imagem: CNRS/ESPCI/Cyril FRESILLON]

Termoplásticos e termorrígidos

Pesquisadores franceses criaram um polímero que é extremamente estável e durável.

Mas, ao contrário dos muitos outros plásticos que também têm essas características, ele pode ser aquecido e ter seu formato alterado.

Os polímeros sintéticos - comumente conhecidos como plásticos - podem ser divididos em dois grandes grupos: os termoplásticos e os termorrígidos.

Os plásticos termorrígidos são processados em forma líquida e então curados - por luz ou quimicamente - no interior de um molde, gerando uma peça rígida com um formato definitivo.

Eles têm maior estabilidade, especialmente em altas temperaturas, e têm muitas aplicações importantes, principalmente na indústria elétrica e aeronáutica.

Rígido, mas maleável

Agora, Damien Montarnal e seus colegas do instituto CNRS criaram um polímero híbrido: ele possui a estabilidade dos termorrígidos, mas pode ser repetidamente reprocessado, bastando para isso aquecê-lo.

Isso abre a possibilidade de reciclagem desses materiais, uma vez que o novo polímero reprocessado mantém as mesmas propriedades mecânicas do polímero original.

Ao contrário dos géis poliméricos, que amolecem quando aquecidos, o novo polímero permanece praticamente sólido.

No entanto, em temperaturas elevadas, algumas das suas ligações químicas são quebradas, de modo que o polímero pode ser moldado e reformatado - as ligações se reconectam quando o material é resfriado.

Os cientistas afirmam que este novo material poderá encontrar aplicações nas indústrias de automóveis e aviões, na construção civil, na eletrônica, ou até mesmo na produção de equipamentos esportivos.

Bibliografia:

Artigo: Silica-Like Malleable Materials from Permanent Organic Networks
Autores: Damien Montarnal, Mathieu Capelot, François Tournilhac, Ludwik Leibler
Revista: Science
Data: 18 November 2011
Vol.: 334 no. 6058 pp. 965-968
DOI: 10.1126/science.1212648
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Polímeros
  • Compósitos
  • Processos Industriais
  • Indústria Química

Mais tópicos