Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

INPE lança serviço de previsão do clima espacial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/04/2013


O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) colocou no ar a primeira fonte de informações brasileira sobre clima espacial.

O principal serviço do clima espacial é o alerta prévio de tempestades e outros fenômenos solares com potencial para causar interferências em sistemas de satélites, telecomunicações e energia.

As informações incluem ainda dados sobre o meio interplanetário, a interação da Terra e sua atmosfera com esse meio e o monitoramento do campo magnético da Terra.

Entre os dados disponíveis estão: o mapa do conteúdo ionizado da atmosfera terrestre (responsável pelo atraso do sinal do GPS), os dados magnéticos com a informação sobre o índice K de cada estação (que dá uma ideia da perturbação magnética importante para os operadores de linhas de transmissão de energia elétrica) e os monitores solares que mostram a condição do Sol e a ocorrência de explosões, que causam blecautes em telecomunicações.

Como todo serviço de acompanhamento climático, o site apresenta um boletim diário sobre as condições do clima espacial.

Há também um glossário de termos relacionados à área.

O novo portal é resultado do trabalho conjunto de equipes da Coordenação de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CEA), Divisão de Desenvolvimento de Sistemas de Solo (DSS) e Laboratório de Computação e Matemática Aplicada (LAC).

O serviço de Clima Espacial pode ser acessado no endereço http://www2.inpe.br/climaespacial.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Exploração Espacial
  • Satélites Artificiais
  • Corpos Celestes

Mais tópicos