Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Supercomputador neuromórfico conseguirá simular cérebro humano inteiro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/12/2023

Primeiro supercomputador do mundo capaz de simular o cérebro humano inteiro
O supercomputador neuromórfico deverá começar a operar já no próximo ano.
[Imagem: ICNS]

Supercomputador para simular o cérebro

A Universidade Ocidental de Sydney, na Austrália, anunciou a inauguração iminente de um supercomputador neuromórfico. A máquina será a primeira do mundo com capacidade de simular, em escala integral, todas as sinapses de um cérebro humano.

O supercomputador, chamado DeepSouth, usa um sistema neuromórfico que imita os processos biológicos, usando hardware para emular eficientemente grandes redes de neurônios, com uma capacidade de pico que chegará a 228 trilhões de operações sinápticas por segundo - rivalizando com a taxa estimada de operações no cérebro humano.

Diferentemente dos supercomputadores tradicionais, baseados em processadores e GPUs, o supercomputador neuromórfico foi projetado desde o princípio para implementar redes de neurônios, exigindo menos energia e permitindo maior eficiência.

"O progresso em nossa compreensão de como os cérebros computam usando neurônios é dificultado por nossa incapacidade de simular redes semelhantes a cérebros em escala total. Simular redes neurais por picos de tensão em computadores padrão, usando Unidades de Processamento Gráfico (GPUs) e Unidades Centrais de Processamento (CPUs) multinúcleos é muito lento e usa energia intensivamente. Nosso sistema mudará isso.

"Esta plataforma fará avançar nossa compreensão do cérebro e o desenvolvimento de aplicações de computação em escala cerebral em diversos campos, incluindo aplicações de detecção, biomédica, robótica, espacial e IA em larga escala," disse o professor van André Schaik, coordenador do Centro Internacional de Sistemas Neuromórficos (ICNS).

Supercomputação neuromórfica

O supercomputador neuromórfico oferecerá um processamento paralelo super-rápido e em grande escala usando muito menos energia. Nossos cérebros são capazes de processar o equivalente a um exaflop - um bilhão de bilhões, ou 1018 - de operações matemáticas por segundo com apenas 20 watts de potência. O DeepSouth gastará bem mais, mas também bem menos do que os supercomputadores eletrônicos tradicionais.

Além disso, as redes neurais pulsadas são orientadas por eventos, o que significa que o sistema neuromórfico responde a mudanças nos dados de entrada, em vez de funcionar continuamente em segundo plano como os computadores eletrônicos, o que resulta em mais economia de energia.

O supercomputador também é muito menor do que outros supercomputadores, mas ele é escalável, o que significa que será possível adicionar hardware adicional para torná-lo maior no futuro.

Finalmente, por imitar o cérebro, o supercomputador DeepSouth permitirá de criar formas mais eficientes de realizar processos de inteligência artificial do que os modelos atuais.

Hardware adaptável

O hardware, que está sendo construído por uma parceria dos pesquisadores da Universidade com as empresas Intel e Dell, baseia-se nos versáteis chips FPGA (sigla para Matrizes de Portas Programáveis em Campo), que são circuitos integrados programáveis depois de estarem prontos. Isso permitirá a adição de novos modelos de neurônios, esquemas de conectividade e regras de aprendizagem que superem limitações vistas em outros sistemas de computação neuromórfica com hardware especializado, como os memoristores e os materiais de mudança de fase.

A expectativa é que o DeepSouth comece a funcionar já em 2024. O nome é uma referência ao supercomputador Deep Blue, que foi o primeiro computador a se tornar campeão mundial de xadrez, e ao sistema TrueNorth, um dos maiores esforços para construir máquinas que simulem grandes redes de neurônios operando por "disparos", como os dos neurônios biológicos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Supercomputadores
  • Inteligência Artificial
  • Processadores
  • Simuladores

Mais tópicos