Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Processador demonstra computação analógica na velocidade da luz

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/10/2025

Processador demonstra computação analógica na velocidade da luz
Dispositivo universal fabricado pela equipe e sua camada divisora de potência.
[Imagem: UTS/Rasool Keshavarz]

Computadores analógicos

Um circuito eletrônico programável, que funciona com base nas propriedades de ondas eletromagnéticas de alta frequência, demonstrou uma capacidade de processamento paralelo na velocidade da luz.

Este é o mais recente - e um dos mais marcantes - avanço nos campos da computação analógica e da computação fotônica, que prometem uma nova classe de computadores que vão operar muito além dos limites da eletrônica digital atual, usando menos energia e realizando cálculos massivos.

"Nós fizemos uma ponte unindo a física e a eletrônica para projetar o primeiro circuito integrado de micro-ondas programável que pode executar transformações de matriz, um tipo de operação matemática fundamental para as tecnologias modernas," disse o professor Mohammad-Ali Miri, da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália.

"Este avanço abre caminho para processadores analógicos de radiofrequência (RF) e micro-ondas de última geração com aplicações em radar, comunicações avançadas, sensores e tecnologias espaciais que exigem operações em tempo real," acrescentou seu colega Rasool Keshavarz.

Processador demonstra computação analógica na velocidade da luz
Esboço do circuito programável para cálculos analógicos de matrizes, incorporando divisores de potência e deslocadores de fase.
[Imagem: UTS]

Computação analógica

A computação digital convencional é limitada por diversos fatores, como a velocidade de comutação dos transistores, a velocidade de clock (a velocidade com que um processador digital executa instruções), a geração de calor e a eficiência energética.

A computação analógica, por outro lado, processa informações diretamente usando sinais contínuos, como ondas eletromagnéticas, permitindo que muitos cálculos ocorram em paralelo e com muito menos energia.

As aplicações potenciais dessa nova arquitetura são amplas: Processadores analógicos ultrarrápidos poderão alimentar redes sem fio de última geração, radares e sensores funcionando em tempo real para monitoramento de atividades que vão da mineração à agricultura, além de novas ferramentas para pesquisa industrial e científica.

"Este estudo marca o início de uma trajetória de pesquisa mais ampla. Estudos subsequentes já estão em preparação para expandir a tecnologia em direção a arquiteturas práticas em nível de sistema, para que a computação possa ir além dos limites digitais," disse Keshavarz. "Ao contrário dos sistemas quânticos, que enfrentam grandes desafios em escalabilidade e estabilidade, nossa plataforma de computação analógica é viável hoje e capaz de fornecer aplicações do mundo real muito mais cedo."

Processador demonstra computação analógica na velocidade da luz
Estrutura do processador analógico operando com radiofrequências.
[Imagem: Rasool Keshavarz et al. - 10.1038/s41467-025-63486-z]

Processador de radiofrequência

A resolução de matrizes é um dos cálculos centrais das operações de inteligência artificial, ao lado dos cálculos de otimização combinatória e da convolução, que estão no cerne do processamento de imagens, vídeos e linguagem.

Para isso, a equipe projetou e construiu um circuito integrado de micro-ondas capaz de implementar transformações matriciais unitárias universais. O chip opera alternando camadas não reconfiguráveis e reconfiguráveis de componentes básicos de radiofrequência, como divisores de potência em cascata e elementos de fase programáveis.

"A interferência multipercurso controlável por meio do uso conjunto de mistura de ondas lineares com controle de fase ativo permite a criação de transformações complexas neste dispositivo. Demonstramos experimentalmente este conceito de dispositivo usando um circuito integrado de quatro portas operando na faixa de frequência de 1,5 a 3,0 GHz e em centenas de níveis de potência de micro-watts. O dispositivo proposto pode abrir caminho para processadores e pré-processadores universais analógicos de radiofrequência e micro-ondas com funcionalidades programáveis para aplicações multifuncionais em sistemas avançados de comunicações e radar," escreveu a equipe.

Bibliografia:

Artigo: Programmable circuits for analog matrix computations
Autores: Rasool Keshavarz, Kevin Zelaya, Negin Shariati, Mohammad-Ali Miri
Revista: Nature Communications
Vol.: 16, Article number: 8514
DOI: 10.1038/s41467-025-63486-z
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computadores
  • Processadores
  • Fotônica
  • Computação Quântica

Mais tópicos