Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Processamento de dados pode ter enfoque mais humano

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/01/2009


Os pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, chamaram a atenção do mundo no início deste ano ao publicarem um trabalho afirmando que a tecnologia pode entrar em rota de colisão com os valores humanos básicos.

Segundo eles, conceitos como espaço pessoal, sociedade, identidade, independência, percepção, inteligência e privacidade poderão ser impactados negativamente pelo avanço da tecnologia caso os cuidados necessários não sejam tomados - veja Valores humanos são chave para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Grânulos de informação

Agora, uma outra equipe da mesma universidade está utilizando um "enfoque mais humano" como forma de abordagem de um problema da informática - eles querem que os computadores passem a lidar com os dados de forma mais parecida com o que os humanos fazem, e não com a precisão e o detalhismo dos atuais programas de computador.

Os programas de computador lidam com cada dado com igual atenção. Já os humanos fazem abstrações, lidando com grupos ou conjuntos de informações - o que os cientistas chamaram de grânulos de informação.

Abstraindo dados

"A criação de abstrações a partir de informações detalhadas é essencial para o conhecimento, a interação e o raciocínio humanos. O cérebro humano filtra o fluxo de informações e destila o conhecimento subconscientemente," explica o professor Andrzej Bargiela.

É assim que nos lembramos de uma conversa com alguém, mas não de todas as palavras que foram ditas. O mesmo acontece quando um pintor desenha um quadro: ele não se concentra em cada detalhe da paisagem, mas tenta captar a mensagem artística que ele lê na realidade, simplificando esta realidade ou ampliando-a.

Hipótese da generalização

O professor Bargiela e sua equipe estão testando a hipótese da generalização em relação aos dados em programas para processar o controle e monitoramento do tráfego em ruas e avenidas, o agendamento de tarefas em uma empresa e a classificação de proteínas.

Outras aplicações que deverão ser exploradas nos próximos meses incluem a modelagem ambiental e a verificação do potencial econômico de grãos subexplorados pela agricultura.

Computação granular

"Ao longo da última década, as pesquisas em computação granular têm desenvolvido gradualmente os fundamentos matemáticos para a granulação das informações e para a modelagem granular dos sistemas," explica Bargiela.

"É muito entusiasmante ver o velho paradigma do processamento humano de informações dar os seus primeiros passos rumo à formalização como um método bem fundamentado na ciência da computação," conclui ele.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Nuvem
  • Inteligência Artificial
  • Realidade Virtual

Mais tópicos