Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Componente usa lentidão do som para controlar a luz

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/03/2015

Processamento de sinais de luz com ondas de som
As ondas de som emitidas por um guia de ondas em nanoescala (embaixo) controlam as ondas de luz que atravessam o componente.
[Imagem: Yale University]

Processamento de sinais

Técnicas que permitem mesclar luz e som - mais especificamente, fótons e fônons - estão abrindo um campo totalmente novo de pesquisas, com amplas possibilidades de aplicações tecnológicas.

Já é possível, por exemplo, frear, acelerar e bloquear a luz usando ondas de som, o que está dando um impulso ao campo da optoeletrônica e da computação quântica.

Mas faltava um componente único que fosse capaz de usar o som para controlar a luz, de forma a viabilizar a construção de circuitos lógicos que se fundamentem no controle dos fótons (fotônica), em lugar do controle dos elétrons (eletrônica).

Esse novo componente acaba de ser criado por Heedeuk Shin e seus colegas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Fotônico e fonônico

O novo componente, que já nasce miniaturizado, combina os fótons e os fônons - energia eletromagnética e energia sonora - para realizar tarefas complexas de processamento de sinais.

Essa tecnologia híbrida obtém uma velocidade excepcional - essencialmente a velocidade da luz - usando duas grandes vantagens das ondas sonoras: elas são relativamente lentas e, por isso, mais fáceis de domar, e retêm as informações por mais tempo do que as ondas de luz.

"Nós demonstramos uma nova operação de processamento de sinais poderosa que não é possível usando apenas os fótons," disse Shin.

"Isto é definitivamente algo que será produzido nos próximos anos. É uma abordagem diferente por causa da sua flexibilidade. Nós fizemos algo que é menor e mais leve, e que pode ir dentro do mesmo chip do processador," acrescentou seu professor Peter Rakich.

Bibliografia:

Artigo: Control of coherent information via on-chip photonic-phononic emitter-receivers
Autores: Heedeuk Shin, Jonathan A. Cox, Robert Jarecki, Andrew Starbuck, Zheng Wang, Peter T. Rakich
Revista: Nature Communications
Vol.: 6, Article number: 6427
DOI: 10.1038/ncomms7427
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fotônica
  • Spintrônica
  • Semicondutores
  • Radiação Eletromagnética

Mais tópicos