Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa insere imagens e vídeos em filmes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/11/2008


Mudar a história não é mais uma exclusividade de governos ditatoriais inspirados na distopia de George Orwell.

Apagar personagens que se tornaram incômodos, ou mesmo criar inimigos justificadores de políticas pouco justificáveis, agora é também uma possibilidade real para os cidadãos comuns graças a um programa criado por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Inserindo fotos em um filme

Imagine que você tem um filme muito querido, que adora compartilhar com as pessoas mais chegadas. Só que, incidentalmente, você acaba de mudar de sogra. Pode ser interessante retirar alguma fotografia da parede ou do criado-mudo e que insiste em aparecer todas as vezes que você vê o filme.

Isto agora é possível, e relativamente simples, graças a um programa de inteligência artificial criado pelos estudantes Ashutosh Saxena e Siddharth Batra, orientados pelo professor Andrew Ng.

Inserindo um filme em outro filme

O programa é capaz de inserir uma imagem sobre qualquer superfície plana na cena de um filme - seja uma parede, o teto, uma estante ou qualquer outra. A cena inserida tanto pode ser uma textura, capaz de eliminar um quadro da parede, uma uma outra imagem, para substituir um quadro que esteja na parede, quanto um filme. Ou seja, é possível inserir um filme dentro de outro filme.

Isto permite que você exercite suas próprias pretensões de interpretação à la Tom Hanks, podendo participar de um evento ao lado do Presidente da República, da entrega da Copa do Mundo ou, quem sabe, subir no pódio ao lado dos maiores medalhistas olímpicos.

Lucros no YouTube

Os pesquisadores afirmam também que o programa poderá render bons lucros para aqueles que gostam de postar vídeos no YouTube, e que agora poderão inserir logotipos de empresas em pontos discretos de suas filmagens, cobrando por isto.

Os pesquisadores afirmam que é impossível prever todas as possibilidades de uso de seu novo programa. Mas eles têm algumas dicas. "Suponha que você seja um estudante vivendo em uma república e suponha que você queira mandar um filme para os seus pais. Você pode colocar um belo poster do Albert Einstein na parede. Mas, se você quiser mandar o filme para seus amigos, você pode colocar um poster da Playboy lá."

Manipulação de filmes

A tecnologia incorporada no programa está em um algoritmo capaz de analisar o vídeo, com atenção especial na área onde o usuário pretende inserir a nova imagem ou filme.

A cor, textura e iluminação da nova imagem são alteradas para se mesclar perfeitamente com o ambiente mostrado no filme. As sombras vistas no filme original também são vistas na nova imagem. O resultado é uma foto ou vídeo que parece ser uma parte integrante da cena original, em vez de uma imagem colada artificialmente.

O novo programa é um melhoramento do Make3D, criado na mesma Universidade e capaz de transformar fotografias em ambientes virtuais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inteligência Artificial
  • Imagens 3-D
  • Sites de Pesquisa
  • Software Livre

Mais tópicos