Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Discovery está pronto para lançamento rumo à ISS

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/04/2010

Discovery está pronto para lançamento rumo à ISS
Faltando apenas quatro voos para que os ônibus espaciais sejam aposentados, esta será a primeira vez que quatro mulheres estarão ao mesmo tempo no espaço.
[Imagem: NASA]

O ônibus espacial Discovery está pronto para ser lançado rumo à Estação Espacial Internacional.

O lançamento está previsto para a próxima segunda-feira, dia 05 de Abril, às 07h21, no horário de Brasília.

Alan Poindexter é o comandante da missão STS-131 e Jim Dutton o piloto. Os outros astronautas da missão são Rick Mastracchio, Anderson Clay, Dorothy Metcalf Lindenburger, Stephanie Wilson e Naoko Yamazaki, da Agência Espacial do Japão (JAXA).

Quatro mulheres no espaço

Incluindo esta missão do Discovery, restam apenas quatro voos para que os ônibus espaciais sejam aposentados.

E esta será a primeira vez que haverá simultaneamente quatro mulheres no espaço - três na tripulação do Discovery e Catherine Coleman, que já se encontra na Estação Espacial.

Esta missão levará suprimentos e equipamentos para a Estação Espacial Internacional e trará lixo de volta. No compartimento de carga está o módulo Leonardo, que será temporariamente instalado na estação.

O módulo Leonardo vai carregado com racks de experimentos científicos, novos "quartos" de dormir para a tripulação e suprimentos, incluindo alimentos e água. Depois de ter sua carga retirada, ele será preenchido com lixo e trazido de volta à Terra pelo Discovery.

Caminhadas espaciais

A missão terá três caminhadas espaciais, cada uma com duração prevista de seis horas e meia, previstas para os dias 5, 7 e 9 da missão, que durará 13 dias no total. Mastracchio e Anderson serão responsáveis por todas as três caminhadas.

Os principais objetivos das saídas dos astronautas para o exterior da Estação serão substituir um tanque de amônia, recuperar uma experiência científica japonesa que está sendo feita fora da estação e substituir um conjunto de giroscópios no eixo central da Estação.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos