Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Quer que um robô abra a porta para você? É melhor levar uma cadeira

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/12/2021

Quer que um robô abra a porta para você? É melhor levar uma cadeira
"Portas são a criptonita dos robôs."
[Imagem: Ravenna Rutledge/UC]

Robô que abre portas

Lembra-se da velha lição sobre ver o copo meio cheio ou vê-lo meio vazio?

Esta é a sensação que se tem quando se olha para o êxito alcançado por uma equipe de roboticistas da Universidade de Cincinnati, nos EUA.

Yufeng Sun e seus colegas projetaram e construíram um robô que consegue abrir portas comuns, em um prédio de escritórios ou de apartamentos, por exemplo.

Se parece pouco, é porque talvez seja pouco mesmo. Afinal, para quem esperava robôs assistentes nos ajudando nas tarefas domésticas o quanto antes, descobrir que fazer um robô abrir uma porta é tão difícil pode equivaler a ver um copo totalmente vazio.

De fato, se você assistir ao vídeo, verá que o êxito da equipe tem um gosto amargo: A coisa é demorada demais e complicada demais para ser prática.

"Os robôs podem fazer muitas coisas, mas se você quiser que um abra uma porta sozinho e passe pela porta, é um tremendo desafio. Portas são a criptonita para os robôs," reconheceu o professor Ou Ma, coordenador da equipe.

Aprendizado de máquina

Apesar de decepcionante, é preciso ressaltar que a equipe desenvolveu uma abordagem que simplifica bastante o problema.

Várias equipes têm lidado com o problema de robôs abrirem portas rastreando o ambiente inteiro com um laser, criando um modelo digital 3D de cada sala. O robô então analisa esse modelo digitalizado para achar uma porta. É claro que não é prático, porque demora demais e só funciona para salas já digitalizadas.

Em vez disso, a equipe está usando inteligência artificial para que o robô aprenda conforme vá encontrando diferentes tipos de portas.

A abordagem está funcionando porque existem portas das mais diversas cores e materiais, com maçanetas igualmente diferentes, e que podem ser um pouco mais altas ou mais baixas em cada caso. Além disso, os robôs estão aprendendo quanta força precisam usar para abrir as maçanetas e para empurrar as portas.

Mesmo com uma grande massa de dados de treinamento, o robô por enquanto só consegue abrir portas aleatórias em duas a cada três ocasiões. E, claro, desde que você não tenha pressa.

Bibliografia:

Artigo: Force-Vision Sensor Fusion Improves Learning-Based Approach for Self-Closing Door Pulling
Autores: Yufeng Sun, Lin Zhang, Ou Ma
Revista: IEEE Access
Vol.: 9: 137188
DOI: 10.1109/ACCESS.2021.3118594
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Micro e Nano Robôs
  • Biomecatrônica

Mais tópicos