Eletrônica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/01/2021

Químicos sintetizam compostos de silício planos
Representação 3D de uma das novas moléculas. Íons de silicato em arranjo tetraédrico podem ser vistos nas bolhas de sabão esféricas, para comparação.
[Imagem: Jens Rump/University of Bonn]

Silício plano

O siliceno, uma espécie de "grafeno de silício", foi demonstrado há quase uma década, vindo juntar-se à agora grande família dos materiais unidimensionais.

Mas Priyabrata Ghana e seus colegas da Universidade de Bonn, na Alemanha, fizeram agora algo ainda mais inusitado.

Ghana sintetizou compostos cujo elemento central é um átomo de silício que, muito diferente do que era esperado, liga-se a quatro outros átomos sem formar o tradicional tetraedro.

Em vez da forma 3D de um cubo, os compostos são planos como um trapézio. Esse arranjo geralmente é energeticamente extremamente desfavorável, mas as moléculas dos compostos se mostraram muito estáveis.

"Os compostos são tão estáveis que podem ser colocados em garrafas e armazenados por semanas sem problemas," disse Gana.

Químicos sintetizam compostos de silício planos
O cristal de quartzo (esquerda), com átomos tetraedricamente circundados, é o exemplo mais típico de combinação do silício, muito diferente dos novos compostos planos (direita).
[Imagem: Jens Rump/University of Bonn]

Uso na eletrônica

Embora a síntese desses compostos exóticos precise ser realizada em uma atmosfera de gás inerte, o processo é relativamente simples. A produção dos materiais de partida, por outro lado, é complexa; um deles, chamado metalassililidina, foi sintetizado pela primeira vez há pouco mais de dez anos e já foi a fonte para a síntese de várias novas classes de compostos de silício.

A equipe pretende agora estudar a influência dessa estrutura incomum nas propriedades do silício, um elemento essencial para a indústria eletrônica.

De fato, os químicos consideravam ser completamente impossível produzir esses compostos, por isso ainda não têm ideia de suas propriedades.

Artigo: Planar Tetracoordinated Silicon (ptSi): Room Temperature Stable Compounds Containing Anti-van't Hoff/Le Bel Silicon