Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Rádio com transístor de grafeno salta para os 10 GHz

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/06/2011

Rádio com transístor de grafeno salta para os 10 GHz
O processo permite a fabricação em série dos transistores de grafeno.
[Imagem: UCLA]

Nanoguia

Em 2010, uma equipe da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, construiu o transístor de grafeno mais rápido do mundo.

Para isso, eles desenvolveram um novo processo de fabricação que usa um nanofio como guia para o alinhamento das "pernas" do transístor.

Agora eles demonstraram que o processo é escalável, ou seja, pode ser ampliado para a fabricação em série desses transistores de grafeno, abrindo uma porta importante para que eles possam sair dos laboratórios e se encaminhar para as fábricas.

Transístor de 50 GHz

A equipe usou uma abordagem na qual os nanofios são posicionados sobre uma grande área de grafeno criada por deposição de vapor, em vez dos flocos de grafeno descascados de uma superfície de carbono.

Isso permitiu usar uma pastilha de vidro como substrato para os transistores, produzindo em série transistores que operam com frequências de corte de 50 GHz.

Os transistores de grafeno de mais alta velocidade vêm sendo fabricados em silicone ou em substratos de silício, que apresentam "vazamentos" de carga elétrica, derrubando suas velocidades reais.

Rádio com transístor de grafeno

Para demonstrar a viabilidade da técnica de fabricação, os pesquisadores usaram esses transistores de grafeno para construir de circuitos de rádio que operaram em velocidade de até 10 GHz, uma melhoria astronômica em relação aos circuitos anteriores desse tipo, que operam na faixa dos 20 MHz.

A pesquisa abre um caminho real para a fabricação escalável de alta velocidade dos transistores de grafeno e de circuitos funcionais baseados neles.

É digna de nota também a demonstração de um transístor de grafeno com frequência de corte prática (extrínseca) acima dos 50 GHz.

Esses circuitos de radiofrequência de alta velocidade poderão ser usados em uma ampla variedade de dispositivos, incluindo rádios, computadores e telefones celulares.

A tecnologia também poderá ser utilizada em comunicações sem fios, imageamento e radar.

Bibliografia:

Artigo: Scalable Fabrication of Self-Aligned Graphene Transistors and Circuits on Glass
Autores: Lei Liao, Jingwei Bai, Rui Cheng, Hailong Zhou, Lixin Liu, Yuan Liu, Yu Huang, Xiangfeng Duan
Revista: Nano Letters
Vol.: Article ASAP
DOI: 10.1021/nl201922c
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Transistores
  • Grafeno
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos