Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Raios adiam lançamento do ônibus espacial Discovery

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/08/2009

Raios adiam lançamento do ônibus espacial Discovery
Os potentes refletores de xenon que iluminam o ônibus espacial Discovery não são páreo para os raios que começam a cair na região.
[Imagem: NASA]

Faltando 9 minutos

O lançamento do ônibus Discovery, previsto para acontecer às 02h36 da madrugada desta terça-feira, foi adiado quando a contagem regressiva estava na marca T-9, ou seja, quando faltavam nove minutos para o lançamento.

A contagem regressiva não é contínua, havendo duas paradas importantes em T-20 e em T-9, quando uma série de checagens é feita. A única razão para o cancelamento foi o mau tempo.

Durante a tarde e início da noite as previsões chegaram a indicar 96% de chances de tempo bom na hora do lançamento. Contudo, poucas horas antes, quando os astronautas já se dirigiam para o ônibus espacial, nuvens começaram a se acumular sobre o Centro Espacial Kennedy e as condições pioraram rapidamente, como é comum na região.

Tentativa 2

A próxima tentativa de lançamento será na madrugada desta quarta-feira, às 02h10 no horário de Brasília. Neste momento, as condições de tempo continuam ruins e as previsões indicam 40% de chances de condições favoráveis no horário do lançamento.

A missão STS-128 marcará uma nova fase nas viagens dos ônibus espaciais para a Estação Espacial Internacional - veja a reportagem Discovery iniciará fase científica das missões dos ônibus espaciais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Foguetes
  • Monitoramento Ambiental
  • Exploração Espacial

Mais tópicos