Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Discovery iniciará fase científica das missões dos ônibus espaciais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/08/2009

Discovery iniciará fase científica das missões dos ônibus espaciais
Técnicos iniciam fechamento do compartimento de carga do ônibus espacial Discovery. A estrutura maior é o contêiner Leonardo.
[Imagem: NASA]

Contagem regressiva

O ônibus espacial Discovery está pronto para o lançamento, que deverá ocorrer na madrugada desta terça-feira (25/08), às 02h36 no horário de Brasília.

Há quatro janelas de lançamento para os próximos cinco dias, mas as condições do tempo indicam que há 96% de chances de que o lançamento seja feito na primeira oportunidade agendada.

A operação de abastecimento do tanque externo do ônibus espacial começará às 17h11 de hoje, quando 1.890.000 litros de oxigênio e hidrogênio líquidos serão bombeados para o seu interior. Nos últimos três lançamentos, a partida dos ônibus espaciais teve de ser adiada por problemas nessa etapa, quando o excesso de hidrogênio vazou por defeito em uma válvula.

Missões científicas dos ônibus espaciais

A missão STS-128 marca o início de uma nova etapa nos voos dos ônibus espaciais, que deverão passar a ter como objetivos principais o transporte de equipamentos e experimentos científicos de longa duração. Nos últimos anos a maior ocupação dos astronautas era a montagem da própria Estação Espacial Internacional.

A Estação Espacial ainda não está completa e os ônibus espaciais continuarão levando peças e laboratórios, mas esta não será a principal ocupação dos astronautas.

Equipamento mais pesado já manipulado no espaço

A missão que começará amanhã deverá durar 13 dias, durante os quais serão feitas três caminhadas espaciais para substituir experimentos científicos no lado externo do laboratório europeu Columbus e para trocar um tanque de amônia já esgotado por um novo e cheio.

A amônia é utilizada para retirar o excesso de calor do interior da estação, levando-o até os radiadores externos, onde ele é dissipado. O tanque pesa 816 quilogramas e será o mais pesado equipamento já manipulado diretamente pelos astronautas durante uma caminhada espacial desde o início da construção da Estação Espacial.

Durante a terceira caminhada espacial, os astronautas terminarão uma tarefa deixada incompleta pelos astronautas da missão anterior, quando um defeito na roupa espacial forçou o fim prematuro da caminhada. Eles também prepararão o local de instalação do novo módulo da Estação, um laboratório chamado Tranquilidade, que deverá ser instalado em Fevereiro de 2010.

Esteira e quarto

O Discovery está levando uma espécie de contêiner espacial, chamado Leonardo, cheio de equipamentos e suprimentos. O módulo será instalado na Estação Espacial durante a missão, quando os astronautas o descarregarão e colocarão nele materiais descartados para devem retornar à Terra. Ao final da missão, o módulo será desconectado e novamente colocado na área de carga do ônibus espacial, retornando com ele.

Além de novos racks de experimentos científicos e de armazenamento, o ônibus espacial Discovery está levando um congelador para armazenar amostras de pesquisas, um novo "quarto", ou compartimento de dormir, como é chamado tecnicamente, e uma esteira para exercícios físicos e pesquisas sobre o impacto das condições de microgravidade na condição física dos astronautas.

A missão STS-128 é a 128ª missão dos ônibus espaciais, a quarta só este ano, a 30ª para a Estação Espacial Internacional e a 37ª missão do ônibus espacial Discovery.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Indústria Química

Mais tópicos