Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Recarregamento por ultrassom alimenta implantes médicos dentro do corpo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/05/2025

Recarregamento de bateria sem fio ultrassônico para implantes médicos
Esquema do receptor ultrassônico que demonstra como ele pode ser dobrado e deformado durante o processo de carregamento sem fio da bateria de um dispositivo médico inserido no corpo.
[Imagem: KIST]

Recarregamento ultrassônico

Apesar de já existirem várias versões de tecnologias de recarregamento de baterias à distância, sem fios, nenhuma ainda se mostrou capaz de suprir todas as exigências dos implantes médicos, e menos ainda das aplicações subaquáticas.

Os métodos convencionais de carregamento sem fio, como indução eletromagnética e carregamento por radiofrequência, utilizados em celulares e fones de ouvido, apresentam curtas distâncias de transmissão, são muito sensíveis à interferência eletromagnética e, pior de tudo, são muito ineficientes na transferência de energia através de meios úmidos, como os tecidos biológicos.

Por isso, Iman Imani e colegas do Instituto de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul (KIST) se voltaram para o ultrassom como uma nova alternativa para a transferência de energia sem fio. O ultrassom tem a vantagem de ser menos agressivo ao ser humano e menos absorvido pelos tecidos, permitindo uma transferência de energia mais confiável em dispositivos implantáveis e aderentes à pele.

O protótipo superou várias das limitações dos métodos de transmissão de energia sem fio existentes, ao mesmo tempo em que conta com uma biocompatibilidade aprimorada. Além disso, o receptor ultrassônico é flexível, mantendo seu desempenho mesmo quando dobrado para se amoldar ao corpo humano.

Em particular, os pesquisadores melhoraram drasticamente a eficiência da conversão de energia, em comparação com receptores ultrassônicos desenvolvidos anteriormente, graças ao uso de materiais piezoelétricos de alta eficiência e um projeto estrutural inédito, que se adapta perfeitamente às curvas do corpo humano, ao mesmo tempo em que alcança uma conversão de energia estável.

Recarregamento de bateria sem fio ultrassônico para implantes médicos
Os materiais usados e a estrutura do dispositivo garantiram uma eficiência inédita.
[Imagem: Iman M. Imani et al. - 10.1002/adma.202419264]

Transmissão de energia sem fio por ultrassom

O protótipo construído pela equipe transmite 20 mW de potência a uma distância de 3 cm debaixo d'água, e 7 mW a uma profundidade de 3 cm da pele. Essa potência é suficiente para alimentar continuamente dispositivos vestíveis de baixa potência ou dispositivos médicos implantáveis.

O rendimento é tão bom que a equipe já fala na comercialização da sua tecnologia de recarregamento sem fios ultrassônica. Para começar, o foco está nos dispositivos médicos, como marcapassos, neuroestimuladores e sensores vestíveis. Mas a tecnologia também poderá ser aplicada a drones subaquáticos e sensores marinhos, que requerem fornecimento de energia de longo prazo.

"Por meio desta pesquisa, demonstramos que a tecnologia de transmissão de energia sem fio por ultrassom pode ser aplicada na prática," disse o professor Sunghoon Hur. "Planejamos conduzir mais pesquisas para miniaturização e comercialização para acelerar a aplicação prática desta tecnologia."

Bibliografia:

Artigo: A Body Conformal Ultrasound Receiver for Efficient and Stable Wireless Power Transfer in Deep Percutaneous Charging
Autores: Iman M. Imani, Hyun Soo Kim, Minhyuk Lee, Seung-Bum Kim, So-Min Song, Dong-Gyu Lee, Joon-Ha Hwang, Jeyeon Lee, In-Yong Suh, Sang-Woo Kim, Jun Chen, Heemin Kang, Donghee Son, Jeong Min Baik, Sunghoon Hur, Hyun-Cheol Song
Revista: Advanced Materials
DOI: 10.1002/adma.202419264
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Baterias
  • Saúde e Reabilitação
  • Radiação Eletromagnética

Mais tópicos